Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34462
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSoares, Erica da Silva-
dc.date.accessioned2025-08-08T13:33:57Z-
dc.date.available2025-08-08T13:33:57Z-
dc.date.issued2025-06-03-
dc.identifier.otherCDD 530.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34462-
dc.descriptionSOARES, Erica da Silva. Jogos didáticos como recursos para o ensino de ciências da natureza: uma experiência exitosa. 2025. 45 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.pt_BR
dc.description.abstractA escola é um espaço crucial para a aquisição de conhecimentos científicos sobre o mundo, além do desenvolvimento de habilidades socioemocionais e competências para o futuro. Ela também é vista como um ambiente para o cultivo de relações sociais, afetividade, autonomia, responsabilidade e identidade. Especificamente no ensino de Ciências Naturais, onde o foco é desenvolver competências que permitam aos estudantes compreender a natureza e atuar de forma consciente como indivíduos e cidadãos. A necessidade de escolher recursos didáticos apropriados, especialmente no Ensino Fundamental II, é comprovada pelo potencial dos jogos, tanto didáticos quanto lúdicos, no auxílio do aprendizado em contextos formais e informais. Quando bem direcionados, os jogos promovem a interação e a criatividade. A partir de uma experiência no projeto de extensão da UEPB (PROEX), foram elaborados jogos didáticos com alguns conteúdos de Ciências Naturais para o fundamental II. Foram selecionados jogos populares - como bingo, labirinto, código secreto, palavras cruzadas - e adaptados aos conteúdos dessa etapa escolar, complementados por outros desenvolvidos durante a execução deste TCC. Alguns destes matérias foram aplicados em turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do ensino fundamental II (Ciclos III e IV - 6° ao 9° ano), com enfoque nos alunos do Ciclo IV (8° ao 9°), a fim de avaliar sua eficácia no processo de aprendizagem.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador(a): Profa. Dra. Morgana Lígia de Farias Freire.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectCiências da Naturezapt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.titleJogos didáticos como recursos para o ensino de ciências da natureza: uma experiência exitosapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Erica da Silva SoaresTCC - Erica da Silva Soares874.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito - Erica da Silva SoaresTermo de Depósito - Erica da Silva Soares185.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.