Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/345
Título: Identidade, pós-modernidade e fantasia: a influência da cultura pop japonesa no Brasil através do cosplay
Autor(es): Silva, Harley Jorge de Oliveira
Palavras-chave: Psicologia
Fantasia
Pós-modernidade
Identidade
Data do documento: 1-Out-2012
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo fazer a análise da mobilidade da identidade dos sujeitos na pós-modernidade representada através da presença da cultura pop japonesa no Brasil. A partir da apreciação dos jovens por mangás e animês, característicos desta cultura e principalmente pela pratica do cosplay, que consiste de transvest ir-se de um personagem de manga ou anime, interpretando-o, imitando-o, visto que o objetivo seria tornar-se o personagem por um dia. Partindo deste conceito, é realizada uma análise da necessidade do sujeito de fazer uso de uma fantasia, e examinar, com base nos conceitos de fantasia e fantasiar elaborados pela psicanálise, para explicar a formação da identidade humana nessa sociedade. Entendendo que o sujeito pós-moderno surge da ruptura com esta estabilidade, se fragmentando e formado de varias identidades, diversas umas das outras. Para tanto foi realizado uma revisão sistemática de artigos originais que tratassem da temática da identidade na pós-modernidade, além de trabalhos que abordassem a temática da cultura pop japonesa. As reflexões apresentadas nessa pesquisa sugerem que o sujeito pós-moderno apresenta uma necessidade de identificar-se com outras culturas, seja direta ou indiretamente, e a globalização contribui efetivamente para essa mobilidade das identidades. E à medida que se identifica, esse sujeito passa a perceber o outro como seu eu ideal.
Descrição: SILVA, H. J. de O. Identidade, pós-modernidade e fantasia: a influência da cultura pop japonesa no Brasil através do cosplay. 2012. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/345
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Harley Jorge de Oliveira Silva.pdfHarley Jorge de Oliveira Silva290.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.