Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34512
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDurval, Ianne Duarte-
dc.date.accessioned2025-08-15T14:48:20Z-
dc.date.available2025-08-15T14:48:20Z-
dc.date.issued2025-06-10-
dc.identifier.otherCDD 374-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34512-
dc.descriptionDURVAL, I. D. Narrativas visuais na educação: O impacto das HQs no ensino de química de jovens e adultos. 2025. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo o uso de Histórias em Quadrinhos (HQ) como recurso didático no ensino de Química, especialmente na Educação de Jovens e Adultos (EJA), apresenta-se como uma estratégia inovadora e promissora. Considerando as especificidades desse público, que muitas vezes traz consigo lacunas educacionais e experiências escolares interrompidas, as HQs oferecem uma linguagem acessível, vi sual e contextualizada, capaz de facilitar a compreensão de conceitos abstratos e complexos da disciplina, como, o estudo das funções oxigenadas elaborada em tur mas do terceiro ano do Ciclo VI, EJA, A e B, totalizando 12 alunos. HQs, por ser uma narrativa visual, demonstra uma ferramenta educativa, capaz de promover uma apren dizagem mais simples, dinâmica e significativa. Foi desenvolvida uma atividade para analisar os conhecimentos que os estudantes tinham sobre funções oxigenadas e de pois uma aula teórica usando exemplos do dia a dia e imagens para facilitar a com preensão do conteúdo. Foi proposto aos alunos escolherem se querem realizar a lei tura da história em grupo ou individual, após, foi entregue a HQ para a realização da leitura, e em seguida os estudantes foram convidados a refazer a atividade prática feita no começo da aula anterior. Com intuito de revisar e aprofundar os conhecimen tos que foram trabalhados, com um olhar mais crítico e contextualizado, feito pela leitura da HQ e pela teoria em sala de aula. Os resultados mostram uma evolução no desempenho dos estudantes. A média da turma A, que antes era 5, subiu para 9 após a utilização da HQ. Na turma B, a média foi de 5,14 na atividade diagnóstica e subiu para 9,71 após a leitura e a aula. Demonstrando que a utilização da história em qua drinhos, aliada a explicação teórica, foi muito eficaz para facilitar a compreensão dos conteúdos. Diante dos dados obtidos, concluímos que o uso das HQs como recurso didático no ensino de Química na EJA se mostrou extremamente eficaz.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Profª. Dra. Edilânia Silva Do Carmopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação químicapt_BR
dc.subjectEnsino aprendizagempt_BR
dc.subjectHistória em quadrinhospt_BR
dc.subjectFunções oxigenadaspt_BR
dc.titleNarrativas visuais na eucação: o impacto das hqs no ensino de Química de jovens e adultospt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Ianne Duarte DurvalTCC - Ianne Duarte Durval1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito212.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.