Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34513
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Gabriela Cavalcante da | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-15T14:54:14Z | - |
dc.date.available | 2025-08-15T14:54:14Z | - |
dc.date.issued | 2025-06-03 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34513 | - |
dc.description | SILVA, Gabriela Cavalcante da. Utilização de jogos educativos como estratégia didática diante das dificuldades nas operações básicas matemáticas. 2025. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo tem como objetivo analisar os principais fatores que influenciam nas dificuldades apresentadas por alunos do Ensino Fundamental II nas quatro operações básicas matemáticas (adição, subtração, multiplicação e divisão) e aborda como a utilização de jogos educativos, em especial os jogos Tabuleiro das Operações e Math Magic Battle, podem auxiliar no ensino das operações. A escolha do tema do TCC surgiu a partir de nossa participação no Programa Residência Pedagógica, observando as dificuldades demonstradas pelos alunos na realização das operações básicas. Realizamos uma revisão bibliográfica sobre o tema, diante dela observamos os elementos que afetam diretamente o desempenho dos alunos, como lacunas na base de conhecimento, métodos de ensino tradicional, dificuldades cognitivas e questões emocionais. Entendemos também que uma das opções metodológicas para a questão poderia ser a utilização de jogos em sala de aula. Com isso, elaboramos e sugerimos duas propostas didáticas a serem aplicadas para enfrentar as dificuldades com relação às quatro operações básicas matemáticas, utilizando um jogo analógico e um digital, com o intuito de estimular o interesse e a participação dos alunos. Acreditamos que o uso de recursos pedagógicos diferenciados são essenciais para tornar o ensino eficaz, especialmente quando voltados para o contexto e as necessidades dos alunos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Profa. Dra. Abigail Fregni Lins | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Jogos educativos | pt_BR |
dc.subject | Dificuldades de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Operações básicas matemáticas | pt_BR |
dc.subject | Propostas didáticas | pt_BR |
dc.title | Utilização de jogos educativos como estratégia didática diante das dificuldades nas operações básicas matemáticas | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Gabriela Cavalcante da Silva | TCC - Gabriela Cavalcante da Silva | 627.63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de Depósito | PDF - Termo de Depósito | 214.53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.