Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34513
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Gabriela Cavalcante da-
dc.date.accessioned2025-08-15T14:54:14Z-
dc.date.available2025-08-15T14:54:14Z-
dc.date.issued2025-06-03-
dc.identifier.otherCDD 372.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34513-
dc.descriptionSILVA, Gabriela Cavalcante da. Utilização de jogos educativos como estratégia didática diante das dificuldades nas operações básicas matemáticas. 2025. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo analisar os principais fatores que influenciam nas dificuldades apresentadas por alunos do Ensino Fundamental II nas quatro operações básicas matemáticas (adição, subtração, multiplicação e divisão) e aborda como a utilização de jogos educativos, em especial os jogos Tabuleiro das Operações e Math Magic Battle, podem auxiliar no ensino das operações. A escolha do tema do TCC surgiu a partir de nossa participação no Programa Residência Pedagógica, observando as dificuldades demonstradas pelos alunos na realização das operações básicas. Realizamos uma revisão bibliográfica sobre o tema, diante dela observamos os elementos que afetam diretamente o desempenho dos alunos, como lacunas na base de conhecimento, métodos de ensino tradicional, dificuldades cognitivas e questões emocionais. Entendemos também que uma das opções metodológicas para a questão poderia ser a utilização de jogos em sala de aula. Com isso, elaboramos e sugerimos duas propostas didáticas a serem aplicadas para enfrentar as dificuldades com relação às quatro operações básicas matemáticas, utilizando um jogo analógico e um digital, com o intuito de estimular o interesse e a participação dos alunos. Acreditamos que o uso de recursos pedagógicos diferenciados são essenciais para tornar o ensino eficaz, especialmente quando voltados para o contexto e as necessidades dos alunos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Profa. Dra. Abigail Fregni Linspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectDificuldades de aprendizagempt_BR
dc.subjectOperações básicas matemáticaspt_BR
dc.subjectPropostas didáticaspt_BR
dc.titleUtilização de jogos educativos como estratégia didática diante das dificuldades nas operações básicas matemáticaspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Gabriela Cavalcante da SilvaTCC - Gabriela Cavalcante da Silva627.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito214.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.