Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34518
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Costa, Maria Gisele Martins | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-16T00:13:17Z | - |
dc.date.available | 2025-08-16T00:13:17Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-21 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.89 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34518 | - |
dc.description | COSTA, M. G. M. O livro didático e a construção do pensamento geográfico no contexto do novo Ensino Médio. 2024. 30p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade estadual da paraíba, Campina Grande, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | A reforma do Ensino Médio, estabelecida pela lei 13.415/47 é vista como um instrumento para moldar a educação de acordo com as demandas do mercado, formando mão de obra qualificada para atender aos interesses do capital e transformando a escola em um instrumento de reprodução do sistema capitalista. As mudanças no currículo, apoiadas por grupos políticos e organizações, impactam diretamente sobre algumas áreas do conhecimento, entre elas a geografia, que passam a sofrer com sua desvalorização e secundarização entre as disciplinas escolares. Acompanhando a reforma e a BNCC, o Programa Nacional do Livro e do Material Didático muda sua configuração para o ensino médio. A partir dessa mudança, o objetivo desse trabalho é refletir acerca das limitações apresentadas pelos materiais didáticos elaborados para o novo ensino médio no que concerne a construção do pensamento geográfico do educando, avaliando a dificuldade dos professores de geografia quanto à abordagem dos conteúdos geográficos diante de uma carga horária limitada e de materiais didáticos cada vez mais enxutos. Como procedimentos metodológicos recorreu-se à busca bibliográfica e documental, e a análise dos materiais didáticos utilizados pela rede de ensino do estado da Paraíba. Através da pesquisa verificou-se que os docentes encontram grandes entraves no que se relaciona ao uso dos materiais didáticos isso em decorrência de sua sintetização excessiva que afeta diretamente as abordagens geográficas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Nathalia Rocha Morais | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Geografia | pt_BR |
dc.subject | Novo ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Programa Nacional do Livro e do Material Didático | pt_BR |
dc.subject | Pensamento Geográfico | pt_BR |
dc.title | O livro didático e a construção do pensamento geográfico no contexto do novo Ensino Médio | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 30 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
termo de depósito.pdf | 493.83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia | |
MARIA GISELE- TCC.pdf | 719.02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.