Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34518
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Maria Gisele Martins-
dc.date.accessioned2025-08-16T00:13:17Z-
dc.date.available2025-08-16T00:13:17Z-
dc.date.issued2024-11-21-
dc.identifier.otherCDD 372.89-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34518-
dc.descriptionCOSTA, M. G. M. O livro didático e a construção do pensamento geográfico no contexto do novo Ensino Médio. 2024. 30p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade estadual da paraíba, Campina Grande, 2025.pt_BR
dc.description.abstractA reforma do Ensino Médio, estabelecida pela lei 13.415/47 é vista como um instrumento para moldar a educação de acordo com as demandas do mercado, formando mão de obra qualificada para atender aos interesses do capital e transformando a escola em um instrumento de reprodução do sistema capitalista. As mudanças no currículo, apoiadas por grupos políticos e organizações, impactam diretamente sobre algumas áreas do conhecimento, entre elas a geografia, que passam a sofrer com sua desvalorização e secundarização entre as disciplinas escolares. Acompanhando a reforma e a BNCC, o Programa Nacional do Livro e do Material Didático muda sua configuração para o ensino médio. A partir dessa mudança, o objetivo desse trabalho é refletir acerca das limitações apresentadas pelos materiais didáticos elaborados para o novo ensino médio no que concerne a construção do pensamento geográfico do educando, avaliando a dificuldade dos professores de geografia quanto à abordagem dos conteúdos geográficos diante de uma carga horária limitada e de materiais didáticos cada vez mais enxutos. Como procedimentos metodológicos recorreu-se à busca bibliográfica e documental, e a análise dos materiais didáticos utilizados pela rede de ensino do estado da Paraíba. Através da pesquisa verificou-se que os docentes encontram grandes entraves no que se relaciona ao uso dos materiais didáticos isso em decorrência de sua sintetização excessiva que afeta diretamente as abordagens geográficas.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Nathalia Rocha Moraispt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectNovo ensino médiopt_BR
dc.subjectPrograma Nacional do Livro e do Material Didáticopt_BR
dc.subjectPensamento Geográficopt_BR
dc.titleO livro didático e a construção do pensamento geográfico no contexto do novo Ensino Médiopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
termo de depósito.pdf493.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
MARIA GISELE- TCC.pdf719.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.