Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34520
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Tayane Gabrielli de-
dc.date.accessioned2025-08-16T00:15:07Z-
dc.date.available2025-08-16T00:15:07Z-
dc.date.issued2024-11-18-
dc.identifier.otherCDD 371.148-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34520-
dc.descriptionLIMA,T. G. Os desafios e benefícios do estágio supervisionado para formação do professor de geografia. 2024. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual Paraíba, Campina Grande, 2025.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo refletir e compreender a relevância e os benefícios do Estágio Supervisionado na formação de professores, com ênfase na formação docente em Geografia. O estudo inclui a introdução ao tema, a caracterização do espaço de pesquisa, a metodologia, os resultados e a conclusão, todos voltados para a análise prática e teórica que fundamentam esta discussão. A escolha da temática foi inspirada pelas experiências de iniciação à docência vivenciadas durante a graduação no Curso de Geografia, especialmente nas disciplinas de Estágio Supervisionado I, II e III, no período de atuação como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e no programa de Residência Pedagógica. Essas vivências proporcionaram a oportunidade de desenvolver saberes e práticas no ambiente escolar, tanto em turmas do Ensino Fundamental quanto do Ensino Médio. Os procedimentos metodológicos adotados basearam-se em pesquisa e revisão bibliográfica, conforme proposto por autores como Gil (2008), a fim de aprofundar a discussão sobre os benefícios do Estágio Supervisionado na formação docente.A principal finalidade foi construir uma revisão de literatura que evidenciasse a relevância desse componente curricular na preparação de educadores em Geografia, disciplina intrinsecamente conectada ao cotidiano e a aspectos práticos. Nesse contexto, o Estágio se apresenta como uma etapa indispensável para o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades que permitam aos futuros professores relacionar teoria e prática, ampliando sua competência e experiência no espaço escolar.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador. Prof. Dr. Joana Darc Araujo Ferreirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectResidência pedagógicapt_BR
dc.subjectEstágio Supervisionadopt_BR
dc.subjectDocência em Geografiapt_BR
dc.titleOs desafios e benefícios do estágio supervisionado para formação do professor de geografiapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TAY BIBLIOTECA 2025.pdfTAY BIBLIOTECA 2025.pdf1.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TAY 2025 foto pdf.pdfTAY 2025 foto pdf.pdf167.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.