Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34528
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRamalho, Jefferson Rodrigues-
dc.date.accessioned2025-08-16T00:25:19Z-
dc.date.available2025-08-16T00:25:19Z-
dc.date.issued2024-11-04-
dc.identifier.otherCDD 372.89-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34528-
dc.descriptionRAMALHO, J. R. O processo de ensino e aprendizagem em Geografia através da mobilização das metodologias ativas. 2024. 26p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.pt_BR
dc.description.abstractConsiderando a importância de que o processo de formação inicial para a docência priorize a imersão dos futuros professores na realidade escolar, torna-se necessário dar relevo aos programas de formação inicial surgidos nas últimas décadas, entre eles o Programa Residência Pedagógica (PRP). Tais iniciativas além de lançar luz à formação evidenciam a premência de que se busquem caminhos que contribuam com o processo ensino-aprendizagem se apresentando como espaço valioso para a implementação de novas práticas. Exemplo deste fato é o uso das metodologias ativas que representam uma opção viável e capaz de estimular os estudantes à aquisição do conhecimento nas diversas áreas do saber, inclusive na Geografia. Nesse sentido, este trabalho tem o objetivo analisar como as metodologias ativas podem contribuir para uma aprendizagem mais significativa dos alunos nas aulas de Geografia a partir das experiencias vivenciadas em uma turma de 3º série do ensino médio da Escola CAIC José Jofily, Campina Grande-PB. Os resultados demonstraram que ao participar do programa o docente em formação adquire maiores habilidades relacionadas ao exercício docente, construindo seu próprio perfil a partir da realidade vivenciada em sala de aula. Já no que diz respeito ao uso de metodologias ativas verificou-se que houve impactos positivos na abordagem dos conteúdos geográficos e na aprendizagem dos alunos que mostraram maior engajamento durante as aulas, evidenciado pelo aumento da participação nas atividades propostas e pelo interesse pelos conteúdos. Conclui-se que as metodologias ativas são uma ferramenta eficaz para melhorar o ensino de Geografia e promover uma aprendizagem mais significativa e que o programa residência pedagógica apresenta impacto positivo no processo de formação inicial para a docência em Geografia.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador:. Nathália Rocha Moraispt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectResidência Pedagógicapt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.titleO processo de ensino e aprendizagem em geografia através da mobilização das metodologias ativas: uma experiência no contexto formativo do programa residência pedagógica-uepb.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - JEFFERSON RODRIGUES RAMALHO (2).pdfTCC - JEFFERSON RODRIGUES RAMALHO PDF1.69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO DE DEPOSITO.pdfTERMO DE DEPOSITO908.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.