Use este identificador para citar ou linkar para este item:
                
    
    http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34529Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma | 
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Cordeiro, Vívian Maria Bezerra | - | 
| dc.date.accessioned | 2025-08-16T00:25:55Z | - | 
| dc.date.available | 2025-08-16T00:25:55Z | - | 
| dc.date.issued | 2024-11-21 | - | 
| dc.identifier.other | CDD 306.43 | - | 
| dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34529 | - | 
| dc.description | CORDEIRO, V. M. B. Lentes sociológicas: a experiência fotográfica como recurso didático no ensino de sociologia no ensino médio. 2024. 102f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | pt_BR | 
| dc.description.abstract | O presente estudo busca preencher a falta na literatura sobre o uso de práticas artísticas, como a fotografia, no ensino de Sociologia na educação básica em escolas públicas integrais e técnicas da Paraíba. Desse modo, investiga os sentidos e significados atribuídos pelos estudantes da educação básica ao uso da fotografia na construção de uma “imaginação sociológica”, compreendendo a sociedade de uma maneira crítica e visual. Utilizou-se uma abordagem qualitativa por meio de rodas de conversa e grupos focais com os estudantes, além de entrevistas com agentes escolares, como a professora de sociologia e o coordenador pedagógico da Escola Campo. Os resultados mostram que a fotografia oferece uma maneira inovadora de engajar os alunos com o conteúdo de Sociologia, promovendo uma reflexão sobre as questões sociais e culturais, enquanto torna o conhecimento mais crítico e participativo. A contribuição deste estudo está na ampliação das práticas pedagógicas, sugerindo que a fotografia é uma ferramenta valiosa para fomentar a reflexão crítica e a análise no ensino de sociologia na educação básica. | pt_BR | 
| dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Jussara Natália Moreira Bélens de Melo | pt_BR | 
| dc.language.iso | other | pt_BR | 
| dc.subject | Ensino de sociologia | pt_BR | 
| dc.subject | Fotografia | pt_BR | 
| dc.subject | Juventudes | pt_BR | 
| dc.subject | Educação utilitarista | pt_BR | 
| dc.title | Lentes sociológicas: a experiência fotográfica como recurso didático no ensino de sociologia no ensino médio | pt_BR | 
| dc.type | Other | pt_BR | 
| Aparece nas coleções: | 32 - TCC | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| PDF - Termo de Deposito.pdf | 181.95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia | |
| PDF - VÍVIAN MARIA BEZERRA CORDEIRO.pdf | 1.07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

