Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34540
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantana Jùnior, Geovane Ferreira de-
dc.date.accessioned2025-08-16T00:37:01Z-
dc.date.available2025-08-16T00:37:01Z-
dc.date.issued2024-11-22-
dc.identifier.otherCDD 370-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34540-
dc.descriptionSANTANA JUNIOR, G. F. Nietzsche e a educação: críticas à educação alemã e sua relevância para a educação brasileira. 2024. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo central deste trabalho é o estudo da crítica expressada por Friedrich Nietzsche ao sistema educacional da Alemanha do Séc XIX, as principais ideias e críticas lidas e analisadas partem, principalmente, do texto “sobre o futuro de nossos estabelecimentos de ensino” presente na obra “Escritos sobre educação” de 2004, que reúne cinco conferências ocorridas em 1872. O termo proferido pelo filósofo alemão para designar o movimento educacional de sua época é a “moral de rebanho”, onde a educação é feita para padronizar e domesticar os indivíduos para atender os interesses do Estado e do Mercado. Este trabalho de conclusão de curso aborda também como a educação brasileira atualmente uniformiza os estudantes e as estudantes por meio do currículo, da formação para o trabalho e reprodução de informações e valores pré-estabelecidos, a afim de fundamentar um paralelo entre a crítica nietzschiana a educação de seu tempo e a realidade contemporânea vigente nas instituições brasileiras, especialmente no ensino médio. Para além da crítica, é relevante também explorar a proposta para educação do filósofo alemão, que tem como objetivo central emergir sujeitos autênticos, singulares e críticos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Dra. Gilmara Coutinho Pereirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação brasileirapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEnsino de filosofiapt_BR
dc.titleNietzsche e a educação: críticas à educação alemã e sua relevância para a educação brasileirapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC GEOVANE.pdfartigo de tcc354.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
termo de depósito.pdftermo de depósito assinado214.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.