Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34540
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santana Jùnior, Geovane Ferreira de | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-16T00:37:01Z | - |
dc.date.available | 2025-08-16T00:37:01Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-22 | - |
dc.identifier.other | CDD 370 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34540 | - |
dc.description | SANTANA JUNIOR, G. F. Nietzsche e a educação: críticas à educação alemã e sua relevância para a educação brasileira. 2024. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo central deste trabalho é o estudo da crítica expressada por Friedrich Nietzsche ao sistema educacional da Alemanha do Séc XIX, as principais ideias e críticas lidas e analisadas partem, principalmente, do texto “sobre o futuro de nossos estabelecimentos de ensino” presente na obra “Escritos sobre educação” de 2004, que reúne cinco conferências ocorridas em 1872. O termo proferido pelo filósofo alemão para designar o movimento educacional de sua época é a “moral de rebanho”, onde a educação é feita para padronizar e domesticar os indivíduos para atender os interesses do Estado e do Mercado. Este trabalho de conclusão de curso aborda também como a educação brasileira atualmente uniformiza os estudantes e as estudantes por meio do currículo, da formação para o trabalho e reprodução de informações e valores pré-estabelecidos, a afim de fundamentar um paralelo entre a crítica nietzschiana a educação de seu tempo e a realidade contemporânea vigente nas instituições brasileiras, especialmente no ensino médio. Para além da crítica, é relevante também explorar a proposta para educação do filósofo alemão, que tem como objetivo central emergir sujeitos autênticos, singulares e críticos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Dra. Gilmara Coutinho Pereira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Educação brasileira | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Ensino de filosofia | pt_BR |
dc.title | Nietzsche e a educação: críticas à educação alemã e sua relevância para a educação brasileira | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 31 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC GEOVANE.pdf | artigo de tcc | 354.7 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
termo de depósito.pdf | termo de depósito assinado | 214.68 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.