Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34552
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Arlenne Cleonice de Vasconcelos-
dc.date.accessioned2025-08-16T02:15:05Z-
dc.date.available2025-08-16T02:15:05Z-
dc.date.issued2024-06-21-
dc.identifier.otherCDD 372.652 1-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34552-
dc.descriptionARAÚJO, A. C. V. Representação da mulher no Libro de Buen Amor: uma proposta didática para o ensino médio. 2024. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.pt_BR
dc.description.abstractAo considerar o Libro de Buen Amor de Juan Ruiz como uma obra de excelência estética capaz de representar a sociedade medieval espanhola, propomos nesse trabalho, apresentar uma proposta de letramento literário para o ensino médio a partir da leitura de dois fragmentos presentes no livro. Por conseguinte, lançamos a seguinte pergunta de pesquisa: como desenvolver o letramento literário nas aulas de ELE através do Libro de Buen Amor? Para responder ao questionamento, delimitamos os seguintes objetivos específicos: (a) refletir sobre o letramento literário e a ludicidade na aula de ELE a partir da literatura medieval; (b) proporcionar aos alunos de ensino médio uma experiência com a leitura literária; (c) analisar a representação das personagens femininas em dois fragmentos; (d) desenvolver uma proposta didática com base no método performático. Teoricamente nos baseamos, sobretudo, nos estudos de Rildo Cosson (2006-2017), Paul Zumthor (1997-2007), Adilson de Carvalho (2016), Virginia Woolf (2019), Menéndez e Pelayo (1911), entre outros. Em suma, nos convém apontar que esse estudo proporciona um diálogo sobre a representação da mulher da Idade Média em comparação com a da sociedade contemporânea, resultando em uma proposta didática teatralizada com ênfase na autonomia dos estudantes que desemboca no protagonismo estudantil preconizado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Ma. Ákyla Mayara Araújo Camêlopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de língua espanholapt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectMétodo performáticopt_BR
dc.subjectEnsino de língua estrangeirapt_BR
dc.titleRepresentação da mulher no Libro de Buen Amor: uma proposta didática para o ensino médiopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:2385 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo_de_Deposito_assinado_assinado.pdfTermo de depósito210.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC ARLENNE CLEONICE DE VASCONCELOS ARAUJO.pdfPDF - Arlenne Cleonice de Vasconcelos Araújo693.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.