Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34552
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Araújo, Arlenne Cleonice de Vasconcelos | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-16T02:15:05Z | - |
dc.date.available | 2025-08-16T02:15:05Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-21 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.652 1 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34552 | - |
dc.description | ARAÚJO, A. C. V. Representação da mulher no Libro de Buen Amor: uma proposta didática para o ensino médio. 2024. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | Ao considerar o Libro de Buen Amor de Juan Ruiz como uma obra de excelência estética capaz de representar a sociedade medieval espanhola, propomos nesse trabalho, apresentar uma proposta de letramento literário para o ensino médio a partir da leitura de dois fragmentos presentes no livro. Por conseguinte, lançamos a seguinte pergunta de pesquisa: como desenvolver o letramento literário nas aulas de ELE através do Libro de Buen Amor? Para responder ao questionamento, delimitamos os seguintes objetivos específicos: (a) refletir sobre o letramento literário e a ludicidade na aula de ELE a partir da literatura medieval; (b) proporcionar aos alunos de ensino médio uma experiência com a leitura literária; (c) analisar a representação das personagens femininas em dois fragmentos; (d) desenvolver uma proposta didática com base no método performático. Teoricamente nos baseamos, sobretudo, nos estudos de Rildo Cosson (2006-2017), Paul Zumthor (1997-2007), Adilson de Carvalho (2016), Virginia Woolf (2019), Menéndez e Pelayo (1911), entre outros. Em suma, nos convém apontar que esse estudo proporciona um diálogo sobre a representação da mulher da Idade Média em comparação com a da sociedade contemporânea, resultando em uma proposta didática teatralizada com ênfase na autonomia dos estudantes que desemboca no protagonismo estudantil preconizado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Ma. Ákyla Mayara Araújo Camêlo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de língua espanhola | pt_BR |
dc.subject | Letramento literário | pt_BR |
dc.subject | Método performático | pt_BR |
dc.subject | Ensino de língua estrangeira | pt_BR |
dc.title | Representação da mulher no Libro de Buen Amor: uma proposta didática para o ensino médio | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 2385 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Termo_de_Deposito_assinado_assinado.pdf | Termo de depósito | 210.2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
TCC ARLENNE CLEONICE DE VASCONCELOS ARAUJO.pdf | PDF - Arlenne Cleonice de Vasconcelos Araújo | 693.45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.