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dc.contributor.authorSilva, Adriano Farias da-
dc.date.accessioned2025-08-16T02:16:20Z-
dc.date.available2025-08-16T02:16:20Z-
dc.date.issued2025-02-27-
dc.identifier.otherCDD 005.3-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34553-
dc.descriptionSILVA, A. F. Mobile learning workshop: learning English through app programming. 2025. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo relatar uma experiência de oficina realizada durante o Programa de Residência Pedagógica da CAPES em 2021, conduzida por licenciandos do curso de Letras - Inglês da UEPB, Campus I, em Campina Grande. A oficina, intitulada “Mobile Learning: Aprendendo Inglês por meio da Programação de Aplicativos para Smartphones”, foi implementada em uma escola de ensino médio no nordeste do Brasil, no estado da Paraíba, com o propósito de integrar metodologias de m-learning e Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) ao ensino de língua inglesa. Os estudantes do ensino médio foram introduzidos à programação baseada em blocos para desenvolver um aplicativo Android voltado para a aprendizagem de idiomas, incentivando a criatividade, a colaboração e a alfabetização digital. Este estudo fundamenta-se em perspectivas teóricas de Martins, Santos e Rufato (2020) sobre o uso de smartphones na educação durante a pandemia de Covid-19; Fonseca (2013), Sarrab, Elgamel e Aldabbas (2012), além das diretrizes da UNESCO sobre aprendizagem móvel (2013), que ressaltam os benefícios dos dispositivos móveis na educação. Também serão consideradas as contribuições de Prensky (2010) sobre os aprendizes nativos digitais; Moravec (2019) e Sant’Ana et al. (2017) sobre a evolução da Educação 1.0, 2.0 e 3.0 na era digital; e a Base Nacional Comum Curricular (2017) quanto à integração das tecnologias digitais. As contribuições de Deterding et al. (2011), Fardo (2013) e Wulan et al. (2024) sobre gamificação também serão abordadas, assim como as reflexões de Fonseca (2013), Godwin-Jones (2011) e Ameri (2020) sobre aplicativos educacionais. Além disso, exploraremos os trabalhos de Karkow (2019), Arantes et al. (2020), Hasanudin et al. (2022) e Dimas et al. (2023) sobre programação baseada em blocos e o uso da plataforma Kodular no desenvolvimento de aplicativos móveis educacionais. A oficina proporcionou um suporte significativo para que os alunos desenvolvessem habilidades essenciais do século XXI, como pensamento crítico, resolução de problemas e trabalho em equipe. Ao criar um recurso educacional que pudesse ser compartilhado dentro da comunidade escolar, a iniciativa reforçou a relevância das metodologias de m-learning na educação contemporânea, oferecendo uma abordagem escalável e inovadora para o ensino de língua inglesa em escolas públicas.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Daniela Gomes de Araújo Nóbregapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectm-Learningpt_BR
dc.subjectTecnologias da Informação e Comunicação - TICspt_BR
dc.subjectAprendizagem de Língua Inglesapt_BR
dc.subjectProgramação Baseada em Blocospt_BR
dc.subjectTecnologia Educacionalpt_BR
dc.titleMobile learning workshop: learning English through app programmingpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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