Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34559
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva Junior, Ismael Pereira da-
dc.date.accessioned2025-08-16T02:22:00Z-
dc.date.available2025-08-16T02:22:00Z-
dc.date.issued2024-08-08-
dc.identifier.otherCDD 401.4-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34559-
dc.descriptionSILVA JUNIOR, I. P. da. As contribuições dos videogames para a aprendizagem de língua inglesa a partir da percepção dos gamers. 2024. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.pt_BR
dc.description.abstractDurante as últimas décadas, os videogames têm sido uma constante na vida de crianças, jovens e adultos. Considerando este contexto, desenvolveu-se o presente trabalho com o objetivo de investigar de que modo os videogames podem contribuir para a aquisição e aprendizagem de LI a partir da percepção dos jogadores. Para compor o aporte teórico da presente pesquisa exploratória, contamos com o auxílio de artigos/livros de autores/teóricos como Aranha, (2004), Gee (2009) e Vital 2020 entre outros, com este aporte, foi traçado um mapeamento histórico referente à evolução tecnológica e de narrativas dos videogames, de modo a verificar como os jogos podem influenciar no processo de aquisição e ensino-aprendizagem de língua inglesa. Adotando-se uma pesquisa qualiquantitativa, com base nas respostas dos participantes, através de perguntas discursivas e de múltipla escolha, foi desenvolvida a análise visando perceber como os jogos eletrônicos podem contribuir para processo de aprendizagem e aquisição de inglês, adotando-se como ponto de partida a sua percepção. Como resultado deste trabalho, identificamos que os videogames, através de narrativas e desafios, auxiliam no desenvolvimento das habilidades linguísticas de uma segunda língua, como a leitura e a compreensão oral, com maior ênfase e, fala e escrita, com menor ênfase.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Thiago Rodrigo de Almeida Cunhapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAprendizagem de língua inglesapt_BR
dc.subjectVideogamespt_BR
dc.subjectHabilidades linguísticaspt_BR
dc.subjectAquisiçãopt_BR
dc.titleAs contribuições dos videogames para a aquisição de língua inglesa a partir da percepção dos gamerspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:2384 - TCC



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.