Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34566
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Juliana Shamara Barbosa de | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-16T02:32:00Z | - |
dc.date.available | 2025-08-16T02:32:00Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-19 | - |
dc.identifier.other | CDD | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34566 | - |
dc.description | LIMA, J. S. B. de. Utilizando a gramática contextualizada no ensino de literatura com a Christmas Carol, de Charles Dickens. 2024. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino de literatura na educação básica vem seguindo um caminho em que apenas a forma, ou fatos teóricos são considerados, problema este que acaba tornando o aprendizado e o gosto pela leitura algo desinteressante. No cenário de aulas de língua inglesa esse problema se evidencia mais ainda, tendo em vista, muitas vezes, que a literatura não está presente na currículo de ensino. Logo, o presente artigo visa propor uma proposta de intervenção como o ensino de literatura de maneira contextualizada influencia no enriquecimento da aprendizagem da língua inglesa, bem como o gosto pela literatura. Assim, mediante a problematização apresentada, em nossa proposta usamos a obra A Christmas Carol (1843), de Charlie Dickens, para turmas do terceiro ano do Ensino Médio da rede pública. Como base teórica, é utilizado o conceito de sequência básica de Rildo Cosson (2009), na construção da propósta de intervenção. Além disso, nosso estudo conta com as contribuições de Antunes (2014), Barros (2022), Marcuschi, (2008) dentre outros. Portanto, relacionado ao objetivo, o estudo utiliza uma metodologia qualitativa, de cunho exploratório, baseada nas contribuições que pode haver diante das relações entre os estudantes e seu desenvolvimento contínuo em meio à um ensino que valoriza o contexto em que os participantes estão inseridos. Sendo assim, consideramos que o ensino literário contextualizado promove um ambiente de conexões entre o leitor e a obra, além de uma aprendizagem significativa da língua inglesa, em que estimula a busca literária e a formação de leitores. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Thiago Rodrigo de Almeida Cunha | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino Literário | pt_BR |
dc.subject | Lingua Inglesa | pt_BR |
dc.subject | Gramática contextualizada | pt_BR |
dc.title | Utilizando a gramática contextualizada no ensino de literatura com a Christmas Carol, de Charles Dickens | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 2384 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Termo de Depósito. JULIANA.pdf | Termo de Depósito | 126.3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
PDF- JULIANA.pdf | PDF- JULIANA | 526.22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.