Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34571
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gomes, Pedro Hugo Guimarães | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-18T13:14:44Z | - |
dc.date.available | 2025-08-18T13:14:44Z | - |
dc.date.issued | 2025-06-06 | - |
dc.identifier.other | CDD 658.4 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34571 | - |
dc.description | GOMES, Pedro Hugo Guimarães. Liderança pedagógica na orientação de tcc: Implicações na relação entre orientador e orientando - uma revisão bibliográfica. 2025. 23f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | A elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma etapa essencial da formação acadêmica, exigindo do estudante competências que transcendem a técnica, como autonomia intelectual, senso crítico e maturidade emocional. Nesse processo, destaca-se a liderança pedagógica exercida pelo orientador, que influencia diretamente a qualidade do trabalho e a vivência do estudante. Esta pesquisa tem como objetivo compreender as implicações da liderança do orientador na relação com o orientando durante a elaboração do TCC, a partir de uma análise da literatura. Adotou-se a metodologia de revisão bibliográfica, reunindo e sistematizando contribuições teóricas sobre a orientação acadêmica e seus desdobramentos. As conclusões indicam que a atuação do orientador, quando pautada em uma liderança sensível, dialógica e formativa, potencializa não apenas os resultados acadêmicos, mas também o desenvolvimento emocional e profissional do discente. Fatores como empatia, escuta ativa, devolutivas estruturadas, uso de tecnologias e clareza de papéis se mostraram decisivos para a efetividade da orientação. Dificuldades institucionais como sobrecarga docente e ausência de reconhecimento da orientação como atividade estratégica reforçam a necessidade de políticas de apoio que valorizem essa liderança pedagógica. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Profª. Ma. Cléssia Fernandes de Brito Santiago | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Relação orientador-orientando | pt_BR |
dc.subject | Orientação de TCC | pt_BR |
dc.subject | Metodologia Científica | pt_BR |
dc.subject | Desafios na orientação | pt_BR |
dc.title | Liderança pedagógica na orientação de tcc: implicações na relação orientador e orientando – uma revisão bibliográfica | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 83 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Termo de depósito.pdf | Termo de Depósito | 176.2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
TCC - Pedro Hugo Guimarães Gomes.pdf | TCC - Pedro Hugo Guimarães Gomes | 487.91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.