Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34590
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gomes, Lívia de Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-20T11:36:33Z | - |
dc.date.available | 2025-08-20T11:36:33Z | - |
dc.date.issued | 2025-06-03 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.225 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34590 | - |
dc.description | GOMES, Lívia de Araújo. O estágio supervisionado e a interface entre teoria e prática: contribuições fundamentais para a formação docente no curso de Letras/Língua Portuguesa. 2025. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Letras - Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições do estágio supervisionado para a formação docente no curso de Letras/Língua Portuguesa, com ênfase na articulação entre teoria e prática e na construção da identidade profissional da licencianda. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e autoetnográfica, pautada na análise de experiências vivenciadas nos Estágios Supervisionados I, II, III e IV, realizados em escolas do Ensino Fundamental e Médio. A investigação parte da reflexão sobre a prática pedagógica observada e vivida, considerando os desafios enfrentados em sala de aula, a importância da mediação docente e as exigências do ensino de Língua Portuguesa conforme os documentos oficiais, como os PCN (1998) e a BNCC (2018). Os resultados indicam que o estágio é uma etapa formativa essencial, pois permite ao licenciando confrontar os saberes teóricos com as realidades escolares, desenvolver competências didáticas e repensar sua atuação como educador. Conclui-se que o estágio supervisionado, mais do que uma exigência curricular, constitui-se como espaço privilegiado de reflexão, experimentação e transformação, promovendo o amadurecimento pessoal e profissional do futuro professor. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. Anderson Lins Rodrigues | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Estágio supervisionado | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Identidade profissional | pt_BR |
dc.subject | Ensino de língua portuguesa | pt_BR |
dc.title | O estágio supervisionado e a interface entre teoria e prática: contribuições fundamentais para a formação docente no curso de Letras/Língua portuguesa | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 74 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Lívia de Araújo Gomes.pdf | PDF - Lívia de Araújo Gomes | 3.42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de depósito.pdf | PDF - Termo de depósito | 720.02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.