Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34590
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGomes, Lívia de Araújo-
dc.date.accessioned2025-08-20T11:36:33Z-
dc.date.available2025-08-20T11:36:33Z-
dc.date.issued2025-06-03-
dc.identifier.otherCDD 371.225-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34590-
dc.descriptionGOMES, Lívia de Araújo. O estágio supervisionado e a interface entre teoria e prática: contribuições fundamentais para a formação docente no curso de Letras/Língua Portuguesa. 2025. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Letras - Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2025.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo analisar as contribuições do estágio supervisionado para a formação docente no curso de Letras/Língua Portuguesa, com ênfase na articulação entre teoria e prática e na construção da identidade profissional da licencianda. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e autoetnográfica, pautada na análise de experiências vivenciadas nos Estágios Supervisionados I, II, III e IV, realizados em escolas do Ensino Fundamental e Médio. A investigação parte da reflexão sobre a prática pedagógica observada e vivida, considerando os desafios enfrentados em sala de aula, a importância da mediação docente e as exigências do ensino de Língua Portuguesa conforme os documentos oficiais, como os PCN (1998) e a BNCC (2018). Os resultados indicam que o estágio é uma etapa formativa essencial, pois permite ao licenciando confrontar os saberes teóricos com as realidades escolares, desenvolver competências didáticas e repensar sua atuação como educador. Conclui-se que o estágio supervisionado, mais do que uma exigência curricular, constitui-se como espaço privilegiado de reflexão, experimentação e transformação, promovendo o amadurecimento pessoal e profissional do futuro professor.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. Anderson Lins Rodriguespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectIdentidade profissionalpt_BR
dc.subjectEnsino de língua portuguesapt_BR
dc.titleO estágio supervisionado e a interface entre teoria e prática: contribuições fundamentais para a formação docente no curso de Letras/Língua portuguesapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lívia de Araújo Gomes.pdfPDF - Lívia de Araújo Gomes3.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito720.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.