Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34597
Título: | Processo de adaptação dos bebês em creche durante a primeira etapa da educação infantil |
Autor(es): | Melo, Alana Caroline de Santana |
Palavras-chave: | Estratégias de acolhimento Adaptação de bebês em creche Educação infantil Crianças de 0 a 3 anos |
Data do documento: | 21-Nov-2024 |
Resumo: | Esta pesquisa examina o seguimento de adaptação de crianças de 0 a 3 anos de idade em uma creche, com foco nas estratégias adotadas pelas educadoras e na contribuição entre pais e escola. Foi realizada uma revisão de literatura para explicar o tema e delimitar categorias chave, quanto a afetividade e a sintonia entre pais, crianças e educadores, onde promovem uma passagem mais tranquila para o âmbito escolar. A metodologia descritiva envolveu a aplicação de questionários com cinco professoras de uma creche do brejo paraibano, integrando abordagens quantitativas e qualitativas para uma análise completa das percepções e práticas das educadoras. Os resultados revelaram que a maioria das professoras considerou a adaptação das crianças um desafio devido ao choro constante e à ansiedade, princípios atribuídos à separação dos pais e ao novo âmbito escolar. Estratégias que a execução parcial de rotinas ajudou a diminuir a transição, ganhando a segurança das famílias e promovendo um acesso mais eficaz. Embora tenha sido identificada a relevância da participação dos pais, esta foi limitada, o que impactou o seguimento adaptativo das crianças. Conclui-se que a adaptação inicial na educação infantil é emotivamente exigente, assim para as crianças como para os educadores e familiares. A falta de treinamento adequado para as educadoras foi uma limitação observada, sugerindo a necessidade de capacitações mais específicas para tratar com a adaptação das crianças. O estudo destaca que a sociedade entre pais e escola, com estratégias de acolhimento estruturadas, é necessário para conceber um ambiente eficiente e acolhedor, facilitando a passagem para as crianças e promovendo um desenvolvimento integral. |
Descrição: | MELO, Alana Caroline de Santana. Processo de adaptação dos bebês em creche durante a primeira etapa da educação infantil. 2024. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34597 |
ISSN: | CDD 372.21 |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Alana Caroline de Santana Melo | TCC - Alana Caroline de Santana Melo | 2.23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 1.66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.