Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34661
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBraga, Edson Tayronny Tenório-
dc.date.accessioned2025-08-29T13:53:17Z-
dc.date.available2025-08-29T13:53:17Z-
dc.date.issued2025-06-09-
dc.identifier.otherCDD-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34661-
dc.descriptionBRAGA, Edson Tayronny Tenório. Estratégias de competitividade de alunos empreendedores: uma análise baseada no modelo das cinco forças de Porter. 2025. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.pt_BR
dc.description.abstractEm um ambiente de negócios cada vez mais dinâmico e desafiador, as empresas lutam para se manter na disputa frente à concorrência. Nesse sentido, a presente pesquisa busca analisar as estratégias de competitividade utilizadas por alunos empreendedores do curso de administração da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) com base no Modelo das Cinco Forças de Porter. A metodologia adotada foi uma pesquisa aplicada, quantitativa, exploratória e descritiva, com amostra não probabilística por conveniência composta por 31 participantes, com margem de erro aproximada de 10,5%. Os dados foram organizados e analisados segundo as Cinco Forças de Porter, por meio de técnicas estatísticas descritivas. Os principais resultados mostram que há baixa a moderada dificuldade para novos concorrentes entrarem, com impacto competitivo também moderado, principalmente por custos iniciais e exigência técnica; fornecedores têm poder moderado a forte por exclusividade e condições de pagamento; clientes influenciam preços e exigem qualidade, levando a estratégias de fidelização e promoções; a ameaça de substitutos é moderada e enfrentada com diferenciação; a rivalidade é forte e combatida com inovação, marketing e segmentação. Como principais conclusões, tem-se que os alunos empreendedores adotam estratégias diversas para enfrentar a concorrência, destacando-se a diferenciação, inovação e o foco no cliente. O poder de barganha de fornecedores e clientes influencia diretamente suas decisões estratégicas. A aplicação do modelo das Cinco Forças de Porter foi eficaz para compreender os desafios e respostas competitivas nos diferentes setores analisados.pt_BR
dc.description.sponsorshipProfa. Dra. Gabriela Silva Pirespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.relation.ispartofseries;658.406-
dc.subjectAnálise competitivapt_BR
dc.subjectEstratégias de mercadopt_BR
dc.subjectTáticas empreendedoraspt_BR
dc.titleEstratégias de competitividade de alunos empreendedores: uma análise baseada no modelo das cinco forças de Porterpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Deposito assinado.pdfTermo de Deposito assinado189.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - Edson Tayronny Tenório Braga.pdfTCC - Edson Tayronny Tenório Braga1.85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.