Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/347
Título: Cuidadores de crianças com neoplasia: um estudo sobre qualidade de vida e sobrecarga
Autor(es): Andrade, Samkia Fernandes de Oliveira
Palavras-chave: Cuidadores
Qualidade de vida
Câncer
Data do documento: 1-Out-2012
Resumo: O termo Qualidade de Vida conceitua-se como conceito genérico e relacionado à saúde. O objetivo do estudo é verificar a relação entre a Qualidade de Vida e sobrecarga em cuidadores de pacientes pediátricos portadores de neoplasia. A metodologia é quanti-qualitativa. Os participantes (N=23) foram os cuidadores dos pacientes acompanhados pela Casa de Apoio a criança com câncer. Os instrumentos de coleta de dados foram: um questionário sócio demográfico, a Escala Whoqol – Bref, a Escala Zarit e uma entrevista por pautas. A análise dos dados se deu pela estatística descritiva e pela análise da enunciação. A amostra é essencialmente feminina (95,7%); 82,6% são mães; 54,5% apresentam sobrecarga intensa. O domínio de maior prejuízo foi o Psicológico (53,9855). Acerca da Vida Atual, percebem-se mudanças significativas de suas vidas, com prejuízo na vida social e no trabalho. Verifica-se uma quase total abdicação dos outros aspectos da vida do cuidador para dedicar-se tão somente ao cuidado. Os cuidadores sentem-se sobrecarregados devido à rotina de cuidado.
Descrição: ANDRADE, S. F. de O. Cuidadores de crianças com neoplasia: um estudo sobre qualidade de vida e sobrecarga. 2012. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/347
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Samkia Fernandes de Oliveira Andrade.pdfSamkia Fernandes de Oliveira Andrade908.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.