Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34707
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTavares, Maria Eduarda Pereira-
dc.date.accessioned2025-09-04T15:42:09Z-
dc.date.available2025-09-04T15:42:09Z-
dc.date.issued2025-05-29-
dc.identifier.otherCDD 372.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34707-
dc.descriptionTAVARES, Maria Eduarda Pereira. Concepções e crenças de professores de matemática acerca das relações entre emoção e aprendizagem. 2025. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática), Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro 2025.pt_BR
dc.description.abstractO tema abordado neste trabalho diz respeito às relações entre emoção e aprendizagem, especificamente, objetiva analisar as concepções e crenças de professores de matemática acerca dessas relações. A pesquisa tem como base teórica autores como: Fonseca (2006), que destaca a importância da emoção na construção do conhecimento; Goleman (1995), acerca da teoria da inteligência emocional; Cury (1999), sobre as crenças docentes nas práticas pedagógicas; e Travassos (2018) que discute os efeitos da matofobia no ensino da matemática. Para responder à questão norteadora “quais são as concepções e crenças de professores de matemática sobre a relação entre emoção e aprendizagem matemática?”, foi desenvolvida uma pesquisa de campo, do tipo qualitativa. O grupo de participantes foi composto por professores que atuam do 6º Ano do Ensino Fundamental à 3ª Série do Ensino Médio, na cidade de Sertânia-PE. A coleta de dados foi feita por meio de um questionário misto, com perguntas abertas e fechadas, aplicado presencialmente com autorização das escolas, além de contatos individuais por mensagem. A análise das respostas mostrou que a maioria dos professores reconhece que fatores emocionais, como medo, ansiedade e desmotivação, impactam negativamente o desempenho dos alunos. Apesar de nem todos terem formação específica sobre o tema, muitos relatam práticas que demonstram sensibilidade às emoções dos estudantes. Os dados também indicam que as crenças desses professores influenciam diretamente suas escolhas e atitudes em sala de aula, reforçando a importância de considerar a dimensão emocional no processo de ensino-aprendizagem da matemática.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora Prof. Mestra Flávia Aparecida Bezerra da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEmoçõespt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.titleConcepções e crenças de professores de matemática acerca das relações entre emoção e aprendizagempt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Eduarda Pereira Tavares.pdfPDF - Maria Eduarda Pereira Tavares617.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito996.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.