Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34720
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Francisco Gutemberg Nascimento Rodrigues-
dc.date.accessioned2025-09-08T12:17:13Z-
dc.date.available2025-09-08T12:17:13Z-
dc.date.issued2025-06-13-
dc.identifier.otherCDD 658.834 2-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34720-
dc.descriptionSANTOS, Francisco Gutemberg Nascimento Rodrigues. Rivalidade além do produto: entendendo a construção da disputa entre os consumidores de Playstation e Xbox e seus impactos na percepção das marcas. 2025. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.pt_BR
dc.description.abstractNo que se refere à indústria de jogos eletrônicos, um fenômeno proeminente é a intensa rivalidade entre consumidores. Nesse contexto, a disputa entre fãs de PlayStation e Xbox transcende a simples escolha de produto, evoluindo para uma questão de identidade, lealdade e pertencimento a "tribos de marca", impulsionada por valores hedônicos e amplificada pelas redes sociais e estratégias de marketing. Portanto, o presente estudo analisa os fatores que influenciam essa rivalidade e seus impactos na percepção das marcas. Para tal, o estudo conduz uma pesquisa netnográfica não participativa e observacional, de natureza qualitativa, exploratória e descritiva. Esta pesquisa utiliza dados públicos da rede social X (Antigo Twitter) e seções de comentários do YouTube, e submete esses dados à análise de conteúdo para identificar temas recorrentes e padrões de interação. O estudo buscou identificar que a construção da identidade de marca, os fatores de lealdade, as interações em redes sociais e o impacto de eventos de marketing são aspectos centrais, sendo que a motivação para essa disputa reflete dinâmicas culturais e sociais profundas das comunidades de jogadores, com implicações significativas para a gestão de marca.pt_BR
dc.description.sponsorshipProfa. Dra. Elaine de Lima Rocha.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.relation.ispartofseries;658.8342-
dc.subjectFidelidade à marcapt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectFator hedônicopt_BR
dc.subjectIdentidade de marcapt_BR
dc.titleRivalidade além do produto: entendendo a construção da disputa entre os consumidores de Playstation e Xbox e seus impactos na percepção das marcaspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Francisco Gutemberg Nascimento Rodrigues Santos.pdfPDF - Francisco Gutemberg Nascimento Rodrigues Santos870.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito166.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.