Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3473
Título: Representações sociais acerca da violência por profissionais da equipe técnico-pedagógica do município de João Pessoa
Autor(es): Araújo, Tannissa Luanna Cardoso de
Palavras-chave: Representação social
Violência
Equipe escolar
Data do documento: 22-Abr-2014
Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal compreender o conceito de violência estabelecido pela Equipe Técnica Pedagógica do Município de João Pessoa, visando a oferecer uma análise sobre as considerações empreendidas acerca deste fenômeno. A violência é uma questão social que se expande cada vez mais e, diante disso, requer discussões e reflexões das condutas e práticas sociais que refletem as manifestações violentas nos diversos espaços da sociedade. Utiliza-se como aporte teórico, a Teoria da Representação Social, desenvolvida por Serge Moscovici (1961), na qual se fundamenta na apreensão da realidade. Trata-se de um estudo de campo, o qual utilizou Questionário sócio-demográfico e Teste de Associação Livre de Palavras com 225 profissionais, de ambos os sexos, na faixa etária de 20 a 60 anos, formado por supervisor, orientador, assistente social e psicólogo. Os dados apreendidos nesta pesquisa possibilitaram o conhecimento das representações sociais que esta equipe possui em concerne a problemática em questão, ou seja, a violência.
Descrição: ARAÚJO, T. L. C. de. Representações sociais acerca da violência por profissionais da equipe técnico-pedagógica do município de João Pessoa. 2014. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3473
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tannissa Luanna Cardoso de Araújo.pdfTannissa Luanna Cardoso de Araújo722.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.