Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34747
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMatos, Bruno Antonio do Nascimento-
dc.date.accessioned2025-09-09T13:04:15Z-
dc.date.available2025-09-09T13:04:15Z-
dc.date.issued2025-06-10-
dc.identifier.otherCDD 657.4-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34747-
dc.descriptionMATOS, Bruno Antonio do Nascimento. Percepções Éticas na Jornada Acadêmica em Contabilidade: Um Estudo Aplicado aos Estudantes de Ciências Contábeis da Universidade Estadual da Paraíba. 2025. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2025.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo procura lançar um olhar mais sensível acerca das percepções éticas, que vão sendo moldadas ao longo da caminhada acadêmica dos estudantes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A metodologia adotada seguiu uma abordagem quanti-qualitativa, por meio de um questionário estruturado aplicado a alunos, incluindo matriculados e concluintes. Os dados revelam, um cenário repleto de contrastes na formação ética dos estudantes de Ciências Contábeis. De um lado, brilha quase unanimemente o reconhecimento da ética como a bússola da prática contábil. De outro, pesa uma lacuna gritante: o ensino ético, ao longo da graduação, muitas vezes aparece como figurante, quando deveria ser protagonista. Nesse compasso, torna-se urgente repensar a forma como a ética é abordada no curso. Não basta decorar princípios; é preciso senti-los na pele, refletir sobre eles e, sobretudo, colocá-los à prova em situações concretas. Afinal, formar contadores vai muito além de ensinar números. É moldar profissionais que carreguem, no ofício, não só técnica apurada, mas também um olhar responsável e postura comprometida com os princípios mais nobres da profissão. Porque, no fim das contas, ética não é apenas matéria: é matéria-prima da confiança que sustenta a contabilidade. Palavras-chave: Percepções éticas, formação acadêmica, contabilidade, Ciências Contábeis.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Amanda Paulino Soarespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPercepções éticaspt_BR
dc.subjectFormação acadêmicapt_BR
dc.subjectContabilidadept_BR
dc.subjectCiências contábeispt_BR
dc.titlePercepções éticas na jornada acadêmica em contabilidade: Um estudo aplicado aos estudantes de ciências contábeis da universidade estadual da paraíbapt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bruno Antonio do Nascimento Matos.pdfTCC - Bruno Antonio.pdf593.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito.pdf281.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.