Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3475
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Barbosa, Niedja Gabriela Leite Cardoso | - |
dc.date.accessioned | 2014-04-22T11:40:49Z | - |
dc.date.available | 2014-04-22T11:40:49Z | - |
dc.date.issued | 2014-04-22 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.9 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3475 | - |
dc.description | BARBOSA, N. G. L. C. A inclusão que ainda exclui. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo apresenta as dificuldades que as pessoas com necessidades auditivas e os docentes que atuam na educação inclusiva enfrentam ao ingressar no sistema regular de ensino. Abordando a trajetória da educação inclusiva no Brasil, refletindo sobre os preconceitos enfrentados pelas pessoas com necessidades especiais, como também os avanços obtidos ao longo dos tempos no âmbito educacional. Na busca de expandir as discussões, focamos na temática Educação Inclusiva de surdos no sistema regular, uma vez que nos reportamos a analisar seus limites e possibilidades, como também os obstáculos enfrentados ao longo da vida. Entretanto, através de uma análise da Educação Inclusiva dos surdos, observamos vestígios de segregação, o que faz com que essa educação esteja na prática, ainda distante da teoria. Para tanto, motivamo-nos a realizar uma pesquisa qualitativa, com base nas leituras tecidas até aqui, com o intuito de verificar a educação inclusiva auditiva no contexto educacional de Guarabira – PB. Participaram do estudo professoras do Centro Educacional Edivardo Toscano, que atuam com crianças surdas. A coleta de dados foi realizada a partir de questionários e observações. Os dados analisados e as observações tecidas no local evidenciaram que apesar dos avanços da educação inclusiva, ainda encontramos vestígios de exclusão, onde na prática percebemos que os professores não sentem-se preparados para atuar na área, uma vez que ressaltam a importância da formação de professores e a carência de recursos no ambiente escolar. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Kedna Karla Ferreira da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Inclusão social | pt_BR |
dc.subject | Surdos | pt_BR |
dc.title | A inclusão que ainda exclui | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Niedja Gabriela Leite Cardoso Barbosa.pdf | Niedja Gabriela Leite Cardoso Barbosa | 190.46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.