Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34768
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDiniz, Denyze Oliveira-
dc.date.accessioned2025-09-11T13:58:21Z-
dc.date.available2025-09-11T13:58:21Z-
dc.date.issued2025-05-30-
dc.identifier.otherCDD 658.2-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34768-
dc.descriptionDINIZ, Denyze Oliveira. Liderança transformacional e fidelização de clientes em academias: uma revisão da literatura. 2025. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)-Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.pt_BR
dc.description.abstractUm dos maiores desafios enfrentados pelas academias em todo o país é a rotatividade vivenciada pelos clientes, tornando-se uma prática comum o ciclo de troca entre os estabelecimentos por diversos motivos. As estratégias para alcançar a retenção (mantimento de alunos matriculados a longo prazo), é um dos principais objetivos dos gestores, visando romper esse cenário constante de entrada-saída, saída-entrada. Neste cenário, o presente trabalho, por meio de uma revisão bibliográfica, visa evidenciar os benefícios da liderança transformacional no contexto das academias, contribuindo para a retenção de clientes e atuando no combate à rotatividade, como base a pesquisa e revisão bibliográfica de autores que discutem e refletem acerca do tema. Os resultados obtidos demonstram que a atuação de líderes transformacionais no dia a dia das academias, seu contato com os alunos, o acompanhamento com os educadores físicos, a construção de projetos e iniciativas coletivas para a academia, entre outras ações, contribuem para que todos os aspectos e demandas apontados estejam alinhados, caminhando para o maior sucesso do empreendimento e consequentemente, fidelização dos alunos. Conclui-se reafirmando que na busca por combater a rotatividade, os gestores devem estabelecer estratégias para alcançar esses “fatores motivadores” de retenção, para isso, a presença e atuação de líderes transformacionais faz toda a diferença, auxiliando os colaboradores, clientes e os donos dos negócios em todo o processo de gestão.pt_BR
dc.description.sponsorshipProf. Dra. Hannah de Oliveira Santos Bezerrapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAcademiaspt_BR
dc.subjectFidelização de clientespt_BR
dc.subjectRotatividadept_BR
dc.subjectLiderança transformacionalpt_BR
dc.titleLiderança transformacional e fidelização de clientes em academias: uma revisão da literaturapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF Denyze Oliveira Diniz (4).pdfPDF Denyze Oliveira (4)574.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
termoAssinadoDenyze (1).pdfTermo de depósito.pdf410.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.