Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3476
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lino, Calcilene da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2014-04-22T11:40:56Z | - |
dc.date.available | 2014-04-22T11:40:56Z | - |
dc.date.issued | 2014-04-22 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.24 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3476 | - |
dc.description | LINO, C. da. S. Educar e brincar: o uso do brinquedo na educação infantil. 2014. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Estudos questionam propostas de educação infantil cujo objetivo principal é a preparação para as séries seguintes do ensino fundamental e o desenvolvimento de habilidades cognitivas. Compreendendo que a especificidades da infância foi historicamente construída, estes estudos defendem um modelo de educação infantil que garante o direito a todas as crianças de viverem a infância e proporcione condições de desenvolvimento das vários aspectos da dimensão humana. Neste contexto, coloca-se a questão do brincar, considerando que, no mundo moderno, esta atividade passa a ser associada à criança e valorizada na educação, ora como atividade dirigida, ora como atividade livre. O objetivo deste estudo é a brincadeira (jogo protagonizado), enquanto atividade livre, como prática educativa na educação infantil. O objetivo principal é analisar o brincar na educação infantil, buscando identificar como ocorrem as brincadeiras na pré-escola e evidenciar sua importância para a educação de crianças, considerando os aspectos da imaginação, e da cultura que tecem as relações sociais da brincadeira. Utilizou-se uma metodologia qualitativa, com base em observação participante, estudando o cotidiano de duas turmas de uma pré-escola da rede municipal de Alagoa grande/PB. Realizaram-se observações, com duração média de duas horas, registradas por escrito no período de dois meses. Cada observação corresponde a uma unidade operacional de sentido. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Mônica de Fátima Guedes de Oliveira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Brincadeiras educativas | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.title | Educar e brincar: o uso do brinquedo na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Calcilene da Silva Lino.pdf | Calcilene da Silva Lino | 187.93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.