Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/348
Título: “Somos a segunda vitrine”: análise da atividade de vendedores de shopping center
Autor(es): Araújo, Denise de Figueiredo
Palavras-chave: Psicologia organizacional
Psicodinâmica do trabalho
Estresse profissional
Data do documento: 1-Out-2012
Resumo: Atualmente, observa-se uma realidade complexa em torno das formas de se trabalhar, com novas formas de gestão e de relações de trabalho, caracterizadas pela precarização, instabilidade, dificuldades de inserção, exigências ao trabalhador e metas cada vez mais crescentes. Além disso, houve o crescimento do setor de serviços, que visa atender as necessidades dos clientes. Surge assim um novo perfil de trabalhador para atender essa demanda. Este artigo trata da complexidade existente na atividade de vendedores de shopping da cidade de Campina Grande, na Paraíba, para tanto utilizou-se como perspectiva teórica a psicodinâmica do trabalho, que oferece ferramentas teórico-metodológicas para a análise das vivências subjetivas de cada sujeito em sua relação com o trabalho. Como objetivo geral buscou-se analisar a atividade de trabalho de vendedores de shopping. Participaram do estudo nove vendedores de lojas diferenciadas de roupas, calçados e acessórios, adulto e infantil. Como instrumentos, utilizou-se a técnica de Instruções ao Sósia e um roteiro de entrevista semi-estruturado complementar. Verificou-se que a profissão de vendedor vai muito além das vendas, submetendo-se a intensa pressão da própria logística em que estão inseridos, o que envolve uma intensa mobilização por parte dos trabalhadores, para dar conta das demandas que lhe são impostas. Evidencia-se, no geral, que o glamour dos shopping centers esconde o sofrimento dos vendedores no que se refere ao dia de fechamento de metas; a maneira que o cliente trata o vendedor e a convivência com os colegas de trabalho.
Descrição: ARAÚJO, D. de F. “Somos a segunda vitrine”: análise da atividade de vendedores de shopping center. 2012. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/348
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Denise de Figueiredo Araújo.pdfDenise de Figueiredo Araújo400.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.