Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34847
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlves, Frederico de Souza-
dc.date.accessioned2025-10-12T21:18:23Z-
dc.date.available2025-10-12T21:18:23Z-
dc.date.issued2024-11-22-
dc.identifier.other21. ed. CDD 658.8-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34847-
dc.descriptionALVES, Frederico de Souza. Estratégias de fidelização de clientes no setor calçadista na cidade de Patos - PB. 2024. 30f. Trabalho de conclusão de curso (GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO) - Universidade Estatual da Paraíba, Patos, 2024.pt_BR
dc.description.abstractAs estratégias de fidelização de clientes são fundamentais para a sobrevivência das empresas diante de um cenário que se torna cada vez mais competitivo. A fidelização de clientes é um termo relativamente novo e que vem passando por mudanças através dos anos devido às transformações do mercado que estão guiando as organizações a buscarem mais diversidade de produtos, facilidade de compra e a construção de um relacionamento duradouro com o cliente. Nesta perspectiva, este trabalho tem como objetivo analisar as estratégias utilizadas na fidelização de clientes no setor calçadista na cidade de Patos-PB. Do ponto de vista metodológico utilizou-se uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório, a coleta de dados foi por meio da realização de entrevistas semiestruturadas com os gestores de lojas pertencentes ao setor calçadista da cidade de Patos-PB. Sendo assim, a análise dos dados foi conduzida pela análise de conteúdo. Os resultados reforçam o que se discute na literatura sobre as estratégias de fidelização estarem focadas na construção de um relacionamento duradouro com os clientes, assim, os gestores entrevistados sugerem a utilização de estratégias diversificadas para cada perfil de cliente, desde medidas mais tecnológicas, como utilização de programas de relacionamento para registro dos dados dos clientes (e posterior envio de lembretes na data de aniversário, eventuais promoções e pós-venda) , até ações mais tradicionais como o uso de carnês, cashback como formas de fidelização. Estes últimos, para manter o contato constante do cliente com a loja ao ir efetuar o pagamento. Outros achados da pesquisa apontam para a intensa necessidade de inovação dos produtos no setor calçadista, principalmente para lidar com uma concorrência que se estende a nível internacional (como a shein, por exemplo) e com a sazonalidade da busca por produtos em épocas festivas e a baixa procura nos demais períodos do anopt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Me. Luiz da Costa Filhopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectRetenção de clientespt_BR
dc.subjectEstratégias de fidelizaçãopt_BR
dc.subjectSetor calçadistapt_BR
dc.titleEstratégias de fidelização de clientes no setor calçadistas na cidade de patos-PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
termo de deposito.pdfTermo de depósito - Frederico de Souza Alves461.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCC - FREDERICO DE SOUZA ALVES.pdfTCC - Frederico de Souza Alves367.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.