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dc.contributor.authorRosado, Rondinele Trigueiro-
dc.date.accessioned2014-04-22T22:45:24Z-
dc.date.available2014-04-22T22:45:24Z-
dc.date.issued2014-04-22-
dc.identifier.other21. ed. CDD: 306.361-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3486-
dc.descriptionROSADO, R. T. Qualidade de vida no trabalho: a percepção dos operadores das Estações de Bombeamento (EB) da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) que compõem a adutora Edivaldo Motta. 2013. 63 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Administração)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2013.pt_BR
dc.description.abstractA preocupação com a qualidade de vida no trabalho está devidamente inserida no meio organizacional e é cotidianamente estudada nas organizações e no âmbito das universidades, e a maioria dos autores retrata sua relação direta com satisfação e motivação no trabalho. O referido trabalho teve como objetivo Identificar qual a percepção dos operadores das Estações de Bombeamento (EBs) da CAGEPA, que trabalham no sistema adutor Edvaldo Motta, em relação à QVT, a luz do modelo de Walton (1973). Para tal desígnio o nosso referencial abordou inúmeras definições do termo, assim como as abordagens das teorias administrativas e a qualidade de vida no serviço público, além de alguns modelos de QVT. Para concretizar o estudo utilizamos um questionário estruturado baseado principalmente na Teoria de Walton (1973), que foi utilizado por Coelho (2007), e a população do nosso estudo foi composta pelos operadores das estações de bombeamento da adutora Edivaldo Motta. A nossa amostra foi composta 54,14% dos colaboradores dessa adutora lotado nas estações de bombeamento distribuídas no trecho de São Bentinho á São Mamede. O resultado geral foi que houve uma percepção desfavorável em relação a alguns dos aspectos citados na teoria de Walton (1973). Dos pontos positivos podemos enfatizar o subaspecto identidade da tarefa no aspecto uso e desenvolvimento da capacidade, onde os colaboradores mostraram que sabem a importância do seu trabalho para o objetivo fim da empresa, outro tema considerado satisfatório pelos pesquisados foi o plano de cargos e salários, que engloba o aspecto oportunidade de crescimento e segurança. Além do mais outro subaspecto que teve boa aceitação do trabalhador foi o papel balanceado no trabalho que está relacionado ao trabalho espaço total de vida, e retrata que os colaboradores têm tempo livre para a família e para o lazer, aspecto muito satisfatório para qualidade de vida no trabalho. Dentre os negativos destacamos a ausência de participação efetiva nas decisões pelo trabalhador, que engloba o aspecto uso e desenvolvimento de capacidades, assim como também o subaspecto liberdade de expressão que integra o aspecto constitucionalismo, além do mais o subaspecto da afirmativa 23,que faz parte do aspecto Relevância Social na Vida no Trabalho mostrou uma clara rejeição dos colaboradores em relação à responsabilidade social para com os empregados da empresa. Neste estudo detectamos também a ausência de iniciativas que tratem mais efetivamente a QVT na empresa estudadapt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Igor Martinspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectQualidade de vida no trabalhopt_BR
dc.subjectCAGEPApt_BR
dc.subjectAdutora Edivaldo Mottapt_BR
dc.subjectAdutora Coremas-Sabugipt_BR
dc.subjectQVTpt_BR
dc.titleQualidade de vida no trabalho: a percepção dos operadores das Estações de Bombeamento (EB) da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) que compõem a adutora Edivaldo Mottapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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