Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3489
Título: Orçamento participativo: um estudo de caso no município de São José de Espinharas/PB
Autor(es): Lucena, Aline Cristina de
Palavras-chave: Administração Pública
Qualidade Pública
Data do documento: 22-Abr-2014
Resumo: Na atualidade existem várias oportunidadesdos cidadãos participarem da gestão pública. Com o surgimento do gerencialismo, práticas como o orçamento participativo estão se difundindo pelos municípios brasileiros, o processo consiste no envolvimento da população na tomada de decisão sobre o destino dos recursos públicos. O presente estudo tem o objetivo de analisar a efetividade da participação popular no processo de orçamento participativo no município de São José de Espinharas-PB. Como metodologia utilizou-se o método do estudo de caso, com abordagem qualitativa do tipo descritiva, bem como,após revisão bibliográfica acerca do tema em questão, a coleta de dados foi operacionalizada através de entrevista semiestruturada, análise de documentos e observação participante. Os resultados encontrados mostram que os cidadãos não demonstram interesse em comparecer às audiências do orçamento participativo, seja pela escassez de recursos, falta de conscientização ou de divulgação. Constatou-se a necessidade de ações a serem desenvolvidas pela gestão municipal, voltadas para o estimulo à participação popular.
Descrição: LUCENA, A. C. Orçamento Participativo: um estudo de caso no Município de São José de Espinharas, PB. 2012. 20 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3489
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - ALINE CRISTINA DE LUCENA.pdf375.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.