Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3490
Título: Competências gerenciais: um estudo com os gestores do Campus VII da Universidade Estadual da Paraíba
Autor(es): Borges, Ana Caline
Palavras-chave: Recursos Humanos
Competências Gerenciais
Data do documento: 22-Abr-2014
Resumo: No atual contexto de competitividade os recursos financeiros e tecnológicos não são mais suficientes para conferir às organizações diferencial competitivo. Desta forma, os indivíduos e suas competências passam a ser os elementos de diferenciação estratégica para o sucesso corporativo. Neste sentido, o presente artigo teve como objetivo analisar as competências gerenciais indispensáveis aos professores em cargo de gestão no Campus VII da UEPB através do grau de importância dado pelos mesmos aos conhecimentos, habilidades e atitudes essenciais a função de gestor. Para isso, este estudo utilizou-se de pesquisa exploratória e descritiva de abordagem quali-quantitativo, além de um estudo de caso; tendo como ferramenta básica a aplicação de questionário fechado, o qual se baseou nos modelos de Urbanavicius Jr et al. (2006) e Leboyer apud Gramigna (2002). Os resultados apontaram que as competências, capacidade para resolução de problemas e ética profissional foram as que obtiveram maior relevância para a função gerencial conforme os pesquisados, sendo o empreendedorismo citado como de menor valor atribuído para o sucesso gerencial. Em âmbito geral, os gestores da instituição de ensino compreendem a relevância das competências gerenciais assinaladas, contudo alguns atributos indispensáveis ao processo gerencial deixaram de ser melhor avaliados.
Descrição: BORGES, A. C. Competências gerenciais: um estudo com os gestores do Campus VII da Universidade Estadual da Paraíba, Patos, PB. 2012. 26 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3490
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Caline Borges.pdf859.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.