Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3495
Título: O papel dos novos atores de governança global na sustentabilidade ambiental
Autor(es): Lucena, Mariana Miranda
Palavras-chave: Sustentabilidade ambiental
Governança global
Cooperação
Data do documento: 24-Abr-2014
Resumo: Esse artigo tem como objetivo analisar o surgimento de novos atores nas relações internacionais na busca de atingir sustentabilidade ambiental, propondo a cooperação como um meio de alcançar os objetivos almejados. Apresentam-se os conceitos de desenvolvimento sustentável e sustentabilidade ambiental para compreender os desafios em solucionar os danos ambientais gerados pela ação humana. A governança global é apontada como a quebra do paradigma de que o Estado é o único ator nas relações internacionais, apresentando uma perspectiva liberal com o envolvimento da sociedade civil, de organizações não-governamentais e de outros atores na busca por alternativas e soluções para os problemas causados ao meio ambiente. Expõe-se por fim a ideia de crowdsourcing e de “rede de cidades” para dar continuidade ao debate acerca da governança global e, por fim, apresenta a “Rede Social por Cidades Justas e Sustentáveis” como exemplo dos novos atores na busca pela sustentabilidade no Brasil. A abordagem metodológica utilizada foi exclusivamente qualitativa, utilizando-se de pesquisa bibliográfica e documental.
Descrição: LUCENA, Mariana Miranda. O papel dos novos atores de governança global na sustentabilidade ambiental. 2014. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3495
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mariana Miranda Lucena.pdfMariana Miranda Lucena498.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.