Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3497
Título: Cooperação entre Ong's internacionais e nacionais: a promoção da segurança humana através das ações da ESSOR E AMAZONA
Autor(es): Aguiar, Shirley Cardoso Gonçalves de
Palavras-chave: Segurança humana
Organizações não governamentais
Ong francesa ESSOR
Data do documento: 28-Abr-2014
Resumo: As mudanças ocorridas no mundo Pós Guerra Fria desencadearam profundas transformações no cenário internacional, principalmente diante de abordagens teóricas que redefiniram o foco de estudo de segurança antes centrada nos Estados, por uma nova abordagem focada na segurança das pessoas, que permitiram diante dos desafios encontrados fazer com que os Estados, as Instituições e a própria sociedade civil apresentassem de forma efetiva ações que possam integrar o indivíduo ao desenvolvimento de suas capacidades, aumentando seu potencial e gerando liberdade de agir em prol dos seus interesses pessoais. Contudo, este trabalho tem como tema central a Segurança Humana nas ações práticas da ONG francesa ESSOR e AMAZONA cuja ação é direcionada no apoio às populações de baixa renda para o desenvolvimento humano, social e econômico. O trabalho apresenta em seu primeiro capítulo discussões teóricas e definições a cerca das Organizações não-estatais e Segurança, destacando as ações das ONGs na promoção da Segurança Humana. Em seu segundo capítulo analisa a ONG francesa ESSOR enfatizando sua intervenção social como prática da Segurança Humana e o terceiro capítulo versam sobre a ONG AMAZONA, como estudo de caso na inserção teórico-metodológica da Segurança Humana. Através deste trabalho objetiva-se verificar se a cooperação entre essas ONG’s conseguiu obter êxitos quanto à promoção dos direitos humanos e cidadania.
Descrição: AGUIAR, Shirley Cardoso Gonçalves de. Cooperação entre Ong's internacionais e nacionais: a promoção da segurança humana através das ações da ESSOR E AMAZONA. 2011. 88f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3497
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Parte 1 - Shirley Cardoso Gonçalves de Aguiar.pdfShirley Cardoso Gonçalves de Aguiar2.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Parte 2 - Shirley Cardoso Gonçalves de Aguiar.pdfShirley Cardoso Gonçalves de Aguiar1.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Parte 3 - Shirley Cardoso Gonçalves de Aguiar.pdfShirley Cardoso Gonçalves de Aguiar1.83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Parte 4 - Shirley Cardoso Gonçalves de Aguiar.pdfShirley Cardoso Gonçalves de Aguiar1.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.