Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3499
Título: Caridade sistematizada: tipologia dos registros Documentais da Santa Casa de Misericórdia da Paraíba (1844-1897)
Autor(es): Luna, Mayara Araújo do Nascimento
Palavras-chave: Análise tipológica
Santa Casa de Misericórdia da Paraíba
Arquivo
Data do documento: 29-Abr-2014
Resumo: A Arquivologia se utiliza dos mais variados recursos para compreender o âmbito administrativo das instituições e depreender atividades concernentes à gestão administrativa destas, e um desses recursos está na análise tipológica. Por meio do levantamento dos documentos que regulamentam e apresentam ações empregadas pela instituição, e sua posterior análise é possível resgatar e tomar conhecimento de todas as peculiaridades decorrentes de mudanças durante o seu percurso histórico administrativo, situando no tempo o momento em que tais mudanças ocorreram e o quanto foram significativas para a compreensão do atual organograma da mesma. Nesse sentido, a presente pesquisa buscou compreender o percurso histórico orgânico-administrativo da Santa Casa de Misericórdia da Paraíba, utilizando-se da análise tipológica para elencar as ações administrativas registradas nos documentos de assentamentos do século XIX, como os relatórios do Provedor e atas das reuniões da mesa administrativa. De posse dessas informações foi possível construir um organograma que representa a disposição dos setores/cargos existentes na época, e assim apresentar um organograma que reflete como a administração desta instituição extinta estava disposta.
Descrição: LUNA, Mayara Araújo do Nascimento. Caridade sistematizada: tipologia dos registros Documentais da Santa Casa de Misericórdia da Paraíba (1844-1897). 2014. 96f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3499
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Parte 1 - Mayara Araújo do Nascimento Luna.pdfMayara Araújo do Nascimento Luna2.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Parte 2 - Mayara Araújo do Nascimento Luna.pdfMayara Araújo do Nascimento Luna1.49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.