Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3501
Título: Fotomemória: difusão cultural do arquivo fotográfico do Jornal Correio da Paraíba na web
Autor(es): Galdino, Suellen Barbosa
Palavras-chave: Arquivo fotográfico
Difusão cultural de arquivo
Difusão cultural na web
Documento fotográfico
Data do documento: 30-Abr-2014
Resumo: O arquivo é um lugar que agrega um conjunto de documentos, criados ou recebidos por uma organização ou individuo, que os mantém ordenadamente e tem caráter especial, ou seja, guarda documentos em diferentes tipos de suportes. Um tipo de suporte que destacamos nesta pesquisa é o documento fotográfico. As fotos do acervo do jornal “Correio da Paraíba”, retratam aspectos da vida social da cidade de João Pessoa, em suas atividades e identidades culturais, tendo como categoria geral a cultura e como subcategorias as festas populares, as feiras livres e mercados públicos, além do patrimônio histórico. Com base nisso, este estudo objetivou projetar um plano de difusão cultural para o arquivo fotográfico da Instituição, partindo da hipótese de que a difusão cultural nesse arquivo contribui para disseminar a informação como instrumento de conhecimento e cidadania. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa empírica, de abordagem qualitativa e tipologia descritiva, exploratória e documental. A pesquisa mostrou que a necessidade de relação entre arquivo - usuário - web é essencial para a construção do conhecimento e disseminação da informação, por se tratar de uma ferramenta nova e de fácil acesso., Tomamos, pois, como instrumento de difusão a criação de um blog, intitulado de “FotoMemória”, que vai possibilitar tornar o patrimônio documental imagético do “Correio da Paraíba” conhecido e capaz de servir como formador da memória social da cidade. Deste modo, a difusão cultural amplia o processo de inserção da sociedade, no arquivo. E, ao mesmo tempo, através dos meios de comunicação, possibilita uma ampla disseminação da informação arquivistica e da importância que tem esse lugar de memória, pois preserva o patrimônio documental da sociedade e que narra a história de épocas, vidas e acontecimento. Valida, assim, a hipótese da pesquisa.
Descrição: GALDINO, Suellen Barbosa. Fotomemória: difusão cultural do arquivo fotográfico do Jornal Correio da Paraíba na web. 2012. 96f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3501
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Parte 2 - Suellen Barbosa Galdino.pdfSuellen Barbosa Galdino1.8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Parte 1 - Suellen Barbosa Galdino.pdfSuellen Barbosa Galdino2.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.