Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3502
Título: Representação da informação: elementos de descrição do acervo de cordel
Autor(es): Carneiro, Naiany de Souza
Palavras-chave: Descrição arquivística
Cordel
Representação da informação
Data do documento: 30-Abr-2014
Resumo: Na sociedade da informação, marcada pela conectividade e interatividade, bem como sobre as influências da Ciência e das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), o fenômeno da informação mostra-se como o fundamento de qualquer estratégia de desenvolvimento, passando a ser o germe impulsionador que inter-relaciona as formas de convívio social e a sociabilidade humana. A socialização do conhecimento e dos elementos das culturas locais por meio da internet é o diferencial em meio às discussões em torno dos procedimentos de democratização da informação. A Biblioteca Átila Almeida, se destaca neste contexto, pois através do Projeto de pesquisa intitulado “Desenvolvimento de uma aplicação Web para gerenciamento de cordéis da Biblioteca Átila Almeida/UEPB”, desenvolvido por professores e alunos de arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba, visa a transcender o seu espaço local, disponibilizando as informações acerca do seu raro acervo de cordel na Web, com o processo de digitalização e descrição informacional em um banco de dados. Esta Biblioteca,apresenta-se como a maior unidade custodiadora, desse tipo de acervo e espécie documental. Desenvolvido o banco de dados, atualmente, disponibiliza-se 160 (cento e sessenta) cordéis na Web, descritos em 30 (trinta) campos de descrição. Vale ressaltar que tais resultados só foram alcançados, mediante as atividades de representação e descrição informacional, que consistem em atividades que facilitam diretamente o acesso a informação por parte dos usuários. Assim, o objetivo deste artigo é apontar e conceituar os elementos de descrição estabelecidos nos cordéis com vistas a sua recuperação. Entendendo a importância das atividades de representação e descrição do acervo, na efetiva promoção do acesso a informação para os usuários, dos pesquisadores aos cidadãos do mundo. Para subsidiar os estudos teóricos acerca da pesquisa, conta-se com Lancaster (2004), Sousa (2006), Araújo (2009), Novellino (1996), Cordeiro (1996), Tálamo (1992-1997), Lara (1993), Maia e Oliveira (2008), Gutiérrez e Fernández (1987), Andrade e Silva (2008), entre outros, além das normas de descrição Arquivistica, em especial a Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE). Para a arquivologia, o cordel se destaca pelo seu valor informativo e histórico, no entanto, os profissionais da informação, arquivistas e bibliotecários, passam a estudá-lo, sobretudo, em uma perspectiva técnica, no que diz respeito ás formas e os padrões de tratamento dessa espécie documental.
Descrição: CARNEIRO, Naiany de Souza. Representação da informação: elementos de descrição do acervo de cordel. 2011. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia)- Universidade estadual da Paraíba, João Pessoa, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3502
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Naiany de Souza Carneiro.pdfNaiany de Souza Carneiro485.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.