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dc.contributor.authorCruz, Maria Dalva da Silva-
dc.date.accessioned2014-05-05T18:06:18Z-
dc.date.available2014-05-05T18:06:18Z-
dc.date.issued2014-05-05-
dc.identifier.otherCDD 374-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3519-
dc.descriptionCRUZ, M. D. da. S. Contribuições do planejamento educacional para o processo de ensino e aprendizagem no programa Brasil Alfabetizado. 2014. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho propõe uma reflexão acerca do planejamento educacional no programa nacional de alfabetização, Brasil Alfabetizado. Teve como principal objetivo refletir sobre a contribuição do planejamento educacional para o processo de ensino e aprendizagem dos educandos adultos participantes do Programa Brasil Alfabetizado, bem como para a construção de práticas pedagógicas emancipatórias na Educação de Jovens e Adultos. O estudo situou-se no universo do Programa Brasil Alfabetizado no estado da Paraíba, delimitando seu olhar a partir das práticas educativas desenvolvidas pelos alfabetizadores, intencionando, sobretudo identificar a diretriz que norteia o planejamento da prática pedagógica nas salas de aula de alfabetização do Programa e sua efetivação na realidade funcional do Programa. Para tanto, realiza uma discussão em torno da concepção de planejamento participativo, posto como importante instrumento para emancipação dos educandos, através do processo de ensino e aprendizagem que segue os pressupostos deste planejamento. Também recupera traços históricos da Educação de Jovens e Adultos, situando no contexto das ações desta modalidade educativa a criação do Programa Brasil Alfabetizado. No seu percurso teórico-metodológico, o estudo é regido pelos preceitos da abordagem qualitativa de pesquisa, estabelecendo diálogos com autores tais como: DALMÁS (2008), VIANNA (1986) GANDIN (2001), VASCONCELLOS (2010), BEISIEGEL (1982), MENEGOLLA e SANT’ANNA (2005), MASETTO (1997), entre outros. Os resultados apontam para a constatação das diretrizes que o planejamento segue dentro do Programa, e fortalece a importância do planejamento participativo como instrumento para subsidiar a efetivação de práticas emancipatórias na formação do sujeito educando, uma formação pautada nos princípios da democracia, da liberdade e equidade, que possibilite ao sujeito educando a transformação de sua realidade social.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Verônica Pessoa da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectPlanejamento educacionalpt_BR
dc.subjectPrograma educacionalpt_BR
dc.titleContribuições do planejamento educacional para o processo de ensino e aprendizagem no programa Brasil Alfabetizadopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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