Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3521
Título: | Pressupostos históricos da formação de professores no Brasil |
Autor(es): | Silva, Jaciane Fernandes da |
Palavras-chave: | Formação docente História da educação Professor |
Data do documento: | 5-Mai-2014 |
Resumo: | Falar de formação de professores é falar de algo tão antigo quanto atual, tão explorado quanto desconhecido, tão banal quanto fundamental – substantivos que se contrapõem e ao mesmo tempo se completam, apontando um caminho tortuoso. O debate sobre a profissionalização docente não é recente, e nas últimas décadas se intensificou devido as iniciativas de reestruturação curricular das Escolas Normais e dos cursos de pedagogia, com as experiências de novos cursos de formação em nível superior de formação. O presente artigo, oriundo de uma minuciosa pesquisa bibliográfica, procurará apresentar uma síntese histórica da evolução da profissão docente no Brasil, iniciando-se a partir da chegada dos Jesuítas, as mudanças feitas pelo Marquês de Pombal, a chegada da Corte Real ao Brasil, a elaboração da primeira constituição em 1824, deixando claro que todos devem ter acesso a educação gratuitamente, perpassando pelo ensino da educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental, bem como a situação atual frente à nova LDB. |
Descrição: | SILVA, J. F. da. Pressupostos históricos da formação de professores no Brasil. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3521 |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Jaciane Fernandes da Silva.pdf | Jaciane Fernandes da Silva | 156.81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.