Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3525
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Thuanny Pontes dos | - |
dc.date.accessioned | 2014-05-05T18:10:33Z | - |
dc.date.available | 2014-05-05T18:10:33Z | - |
dc.date.issued | 2014-05-05 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.12 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3525 | - |
dc.description | SANTOS, T. P. dos. A pedagogia de projetos como possibilidade metodológica de dinamização do pocesso de ensino-aprendizagem. 2014. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O tema central abordado ao longo deste trabalho será a pedagogia de projetos. Através do uso dessa metodologia o processo de ensino e aprendizagem ocorre de forma diferente e se contrapões à pedagogia de contornos tradicionais. Pressupõe a participação ativa e integrada de professores e alunos, além da comunidade em alguns casos, cujas ações pedagógicas estão voltadas para alcançar os objetivos respaldados na perspectiva do ensino pela descoberta, pela pesquisa, pela indagação sobre o objeto de estudo. A pedagogia de projetos vem adquirindo seu lugar no espaço escolar, por refere-se a um novo meio de trabalhar os conteúdos e/ou conhecimentos de forma integrada. O objetivo deste trabalho é analisar de forma reflexiva o papel da pedagogia de projetos na prática escolar e qual a sua contribuição para a construção de novas aprendizagens, no sentido de se erradicar a prática puramente conteudista e criar possibilidades para uma aprendizagem dinâmica, que rompa as barreiras dos conteúdos fragmentados. Como metodologia essa pedagogia visa oportunizar ao educando uma visão ampla e crítica sobre qualquer tema de estudado. Para tanto nos debruçando no estudo da relação que a pedagogia de projetos tem com a interdisciplinaridade. Essa relação se estabelece a partir do momento em que a interdisciplinaridade torna-se uma estratégia para tratar e abordar os conteúdos escolares. O trabalho que ora se apresenta é fruto da pesquisa bibliográfica, utilizando como instrumentos livros e artigos científicos, que contribuíram para construir o referencial teórico necessário para discutir criticamente a temática desse trabalho. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Clévia Suyene Cunha de Carvalho | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia de projetos | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Metodologia de ensino | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.title | A pedagogia de projetos como possibilidade metodológica de dinamização do pocesso de ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Thuanny Pontes dos Santos.pdf | Thuanny Pontes dos Santos | 201.56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.