Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3528
Título: Variação linguística no contexto escolar: um estudo de caso no município de Cuitegí-PB
Autor(es): Fernandes, Isabele de Lima
Palavras-chave: Sociolinguística
Variação linguística
Escola
Data do documento: 5-Mai-2014
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar a questão da variação linguística no contexto escolar, bem como a postura do professor frente ao uso da linguagem não-padrão apresentada por seus alunos de uma escola pública, no município de Cuitegí-PB. Para tanto, estudiosos da área como Bortoni-Ricardo (2004), Dino Preti (2003), Irandé Antunes (2007), Marcos Bagno (2002) dentre outros serão a nossa base teórica para as análises e reflexões aqui contidas. Para tal, fizemos uso da pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, onde registramos as falas dos alunos, com construções que se afastam do padrão, bem como a aplicação de um questionário com a professora da sala, na qual ocorreu a pesquisa. Através da pesquisa, pudemos perceber que a educadora possui conhecimentos sociolinguísticos e não vê a variação linguística como um “erro”. Em relação aos alunos, os mesmos apresentaram alguns fenômenos durante a interação oral, tais como: monotongação, desnasalização, prótese, assimilação, ditongação e falta de concordância no plural. Conclui-se, então, que a variação linguística está presente nas escolas e que o papel do professor é bastante importante para superação de estigmas relacionados à linguagem não-padrão e a ascensão do aluno frente à linguagem padrão.
Descrição: FERNANDES, I. de. L. Variação linguística no contexto escolar: um estudo de caso no município de Cuitegí-PB. 2014. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3528
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Isabele de Lima Martins.pdfIsabele de Lima Martins184.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.