Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/353
Título: Uso de anti-inflamatórios não esteroides em pacientes hospitalizados na clínica cirúrgica de um hospital filantrópico
Autor(es): Freitas, Dayse Emanuelle de
Palavras-chave: Farmacovigilância
Farmacologia
Anti- inflamatórios
Data do documento: 5-Out-2012
Resumo: Conhecidos pela humanidade há cerca de 100 anos, os compostos anti-inflamatórios não esteroides (AINE) estão entre os agentes farmacológicos mais utilizados na prática médica. Agem inibindo a síntese de prostaglandinas e tromboxano mediante a inativação das enzimas ciclooxigenases constitutiva (COX-1) e induzível (COX-2). Este estudo teve como objetivo identificar, estudar e responder as questões de segurança sobre medicamentos utilizados no âmbito hospitalar. A pesquisa foi realizada através de uma abordagem transversal e quantitativa em pacientes hospitalizados na Ala Cirúrgica da Fundação Assistencial da Paraíba (FAP), em Campina Grande – PB. Dos 104 pacientes internados na Ala cirúrgica, 70,2% eram do gênero feminino. Trata-se de um grupo caracterizado por uma condição de polifarmácia, em que 15% dos pacientes são hipertensos. Dos 932 medicamentos utilizados, o uso de AINE para o Sistema músculo-esquelético correspondeu a 17% dos medicamentos utilizados. Entre a população avaliada, 10,6% dos 104 pacientes apresentaram no mínimo uma RAM a AINE. Houve 15 interações distintas, envolvendo 5 tipos de AINE. Dos 104 pacientes entrevistados 94 apresentaram possíveis interações medicamentosas Desta forma, os resultados podem ser úteis no estímulo ao desenvolvimento de mecanismos de avaliação de processos que visem reduzir esses riscos, aumentando a chance de resultados terapêuticos positivos e benefícios para os pacientes.
Descrição: FREITAS, D. E. de. Uso de anti-inflamatórios não esteroides em pacientes hospitalizados na clínica cirúrgica de um hospital filantrópico. 2011. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/353
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Dayse Emanuelle de Freitas.pdfDayse Emanuelle de Freitas735 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.