Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/354
Título: Avaliação do potencial antibacteriano de Schinopsis brasiliensis Engl. e Acanthospermum hispidum DC: Indícios para a produção de um novo fitoterápico
Autor(es): Brandão, Deysiane Oliveira
Palavras-chave: Schinopsis brasiliensis Engl.
Acanthospermum hispidum DC
Medicina popular
Data do documento: 5-Out-2012
Resumo: O conhecimento da medicina popular associado ao uso de plantas medicinais tem importância fundamental para laboratórios farmacêuticos no desenvolvimento de novos medicamentos. O que pode ser uma alternativa viável, partindo do principio de que os vegetais além de apresentarem algum tipo de poder curativo, tem grandes chances de apresentar baixa toxicidade. Guiados pelo uso popular, múltiplos grupos de pesquisadores estudam a atividade antimicrobiana de plantas originárias de diversas regiões do mundo. O que estimula ainda mais a procura por antibióticos de ocorrência natural é o fato de os microrganismos que causam prejuízos à saúde humana estarem demonstrando resistência à maioria dos antimicrobianos conhecidos. Portanto, realizou-se um screening microbiológico dos extratos produzidos da Schinopsis brasiliensis Engl. e Acanthospermum hispidum DC. com a finalidade de oferecer subsdídios para o desenvolvimento de um medicamento fitoterápico a partir dos extratos hidroalcoólicos dessas plantas. Os extratos foram obtidos pelo método de maceração (a frio) obtendo-se assim, cinco extratos em gradientes de concentrações diferentes de solventes. Em seguida os extratos obtidos foram testados frente às cepas de Escherichia coli (ATCC 25922), Staphylococcus aureus (ATCC 25923), Pseudomonas aeruginosa (ATCC 27853), e Klesbisiela pneumoniae (ATCC 4352), O método empregado para avaliação da atividade antimicrobiana foi o de difusão em ágar-cilindro. No screening microbiológico da Schinopsis brasiliensis Engl. foi verificado que a planta apresentou atividade antimicrobiana contra a cepa padrão de Staphylococcus aureus, Pseudomonas aeruginosa e Klesbisiela pneumoniae não apresentando atividade contra a Escherichia coli. Acanthospermum hispidum DC não apresentou nenhuma atividade antibacteriana contra as cepas testadas. Os resultados comprovam cientificamente a indicação fitoterápica da medicina popular sobre a atividade antimicrobiana do extrato da casca de Schinopsis brasiliensis Engl, pois o mesmo ja é fonte de compostos para estudos fitoquímicos, farmacológicos e toxicológicos.
Descrição: BRANDÃO, D. O. Avaliação do potencial antibacteriano de Schinopsis brasiliensis Engl. e Acanthospermum hispidum DC: Indícios para a produção de um novo fitoterápico. 2011. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/354
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Deysiane Oliveira Brandão.pdfDeysiane Oliveira Brandão362.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.