Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3548
Título: Avaliação, através do ecodesign, do tijolo ecológico como produto ambientalmente correto
Autor(es): Nascimento, Eduardo de Araújo
Palavras-chave: Ecodesign
Produto verde
Tijolo ecológico
Ecodesign ecopilot
Data do documento: 6-Mai-2014
Resumo: As questões ambientais oriundas principalmente do consumo exarcebado acompanhado de uma produção em larga escala, geradores de resíduos no meio ambiente, tem feito surgir novas maneiras de desenvolver produtos que atentem para a problemática de preservação ambiental. O Ecodesign surgiu com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento e aperfeiçoamento de produtos ambientalmente corretos. O referido estudo busca identificar através da utilização do Ecopilot, ferramenta de Ecodesign, se o tijolo ecológico pode realmente ser considerado um produto verde a partir da análise do seu desempenho ambiental. A pesquisa caracteriza-se como um estudo do caso do tijolo de solo-cimento, de natureza exploratória e caráter descritivo, utilizando-se de um questionário semi-estruturado elaborado a partir de informações solicitadas pelo Ecopilot. Como resultado, o Ecopilot atribuiu uma classificação hibrida ao produto em estudo como do tipo A e E, ou seja, intensivo em matéria Prima e em descarte, além de propor medidas com vista à melhoria do desempenho ambiental. Verificou-se que com base na avaliação realizada em todo o ciclo de vida, que os tijolos de solo-cimento não podem ser considerados como ambientalmente correto, conforme o conceito de produto ecológico.
Descrição: ARAÚJO, E. de A. Avaliação, através do ecodesign, do tijolo ecológico como produto ambientalmente correto. 2013. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2013. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3548
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eduardo de Araújo Nascimento.pdfEduardo de Araújo Nascimento762.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.