Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3555
Título: Espiritismo em notícia e reportagem: a cobertura do movimento espírita de Campina Grande
Autor(es): Ribeiro, Rafael Santos
Palavras-chave: Televisão
Notícia
Reportagem
Movimento espírita campinense
Data do documento: 6-Mai-2014
Resumo: A pesquisa busca: a) conhecer as trajetórias e especificidades da doutrina espírita em tempos de globalização religiosa permitida pelos recursos midiáticos (particularmente TV); b) desenvolver uma pesquisa acerca dos centros que professam a doutrina espírita na cidade de Campina Grande e c) analisar, à luz da teoria de gêneros jornalísticos, a cobertura de uma notícia e de uma reportagem exibidas pelo telejornalismo da TV Paraíba sobre o movimento espírita. Do ponto de vista teórico, o trabalho obteve contribuições de Bourdieu (1998), Câmara (1998), Nascimento (2013), Pena (2008), dentre outros, bem como de significativa bibliografia de Allan Kardec. Em função da análise feita sobre as matérias exibidas pela TV Paraíba concluímos que ambas suprem as necessidades linguísticas dos gêneros a que se filiam, a saber: notícia e reportagem. Nesse sentido, se comprometem em fazer a cobertura factual, no que toca a notícia, e desdobra o fato alargando a discussão para um campo discursivo atemporal, como a relação existente entre religião e saúde, característica típica do gênero reportagem.
Descrição: RIBEIRO, R. S. Espiritismo em notícia e reportagem: a cobertura do movimento espírita de Campina Grande. 2013. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2013. [Tipo: Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3555
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rafael Santos Ribeiro.pdfRafael Santos Ribeiro565.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.