Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3563
Título: Mapeamento do programa CRAS da população da cidade de Boqueirão
Autor(es): Brito, Rumenig Nascimento de
Palavras-chave: Administração Pública
Boqueirão
CRAS
Rede de Serviços
Data do documento: 6-Mai-2014
Resumo: Sabe-se que a administração pública é composta por agentes e serviços financiados pelo Estado, com o objetivo de assegurar e regulamentar as normas sobre o que é público para melhor atingir as necessidades da sociedade, priorizando sempre o bem-estar da sociedade. O maior desafio que se coloca nesta área é como modificar estruturas hierárquicas e burocráticas que tendem a se acomodar em um processo de isolamento para transformar em organizações flexíveis e empreendedoras. O CRAS trabalha com as famílias, fazendo primeiramente o acolhimento, atendimento e acompanhamento através de visitas domiciliares, prestando atendimento socioassistencial, articulando serviços disponíveis em cada localidade, potencializando, coordenando e organizando a rede de serviços. Diante do exposto o presente estudo teve como objetivo analisar o mapeamento do programa CRAS da população de Boqueirão-PB. Caracteriza-se como estudo de caso, acompanhado de pesquisas exploratória, descritiva, bibliográfica, de campo, quantitativa e qualitativa. A população pesquisada foi escolhida por critério de acessibilidade, envolvendo uma amostra de 10%, em um universo de 580 famílias cadastradas no programa. O instrumento de pesquisa foi um questionário, estruturado através de 22 questões distribuídas em 06 dimensões, quais sejam: Dados pessoais; Forma de ingresso na unidade; Condições educacionais da família; Condições de trabalho e rendimentos da família; Condições de saúde da família; e Convivência familiar e comunitária. É válido informar que para mensurar as quatro últimas dimensões foram utilizadas questões dicotômicas através de duas categorias (sim ou não). Nos resultados, a maioria dos pesquisados disse sim, para as dimensões abordadas. Entretanto, pode-se perceber importantes quesitos que dizem respeito aos pontos positivos e negativos sobre as famílias que fazem parte do programa CRAS no município de Boqueirão-PB e são submetidas a conviver diariamente em sua comunidade.
Descrição: BRITO, R. N. de. Mapeamento do programa CRAS da população da cidade de Boqueirão. 2013. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2013. [Tipo: Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3563
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rumenig Nascimento de Brito.pdfRumenig Nascimento de Brito697.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.