Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3566
Título: Sustentabilidade na agricultura familiar: um estudo de caso na comunidade de Uruçu no cariri paraibano
Autor(es): Oliveira, Francisco Franklin de
Palavras-chave: Sustentabilidade
Agricultura Familiar
Indicadores de Sustentabilidade
Método IDEA
Data do documento: 6-Mai-2014
Resumo: O Semiárido brasileiro concentra os piores indicadores sociais do país em educação, saúde, mortalidade infantil, analfabetismo, situação que convive com um ambiente sócio-econômico e político marcado pela concentração de poder e renda, sobretudo na zona rural O presente artigo tem como objetivo avaliar o nível de sustentabilidade da comunidade de Uruçu no cariri paraibano a partir da aplicação do método IDEA. Para isso, foi utilizada uma pesquisa descritiva de caráter exploratório com 30 famílias de agricultores. O método IDEA tem como base na sua avaliação três eixos da sustentabilidade. No eixo da sustentabilidade agroecológica na comunidade de Uruçu é o que se encontra em um nível sustentável, pode-se perceber a preocupação com os animais, em não agredir o solo e buscar formas de energia renovável, é com essas medidas adotadas que se garante uma qualidade de vida melhor. No eixo da sustentabilidade sócio territorial destacamos a participação das pessoas na vida social da comunidade, um dado de suma importância no ganho de bem estar social, se fortalecendo os vínculos afetivos dentro da comunidade. Devido, as condições climáticas incertas, e a falta de recursos para investir na produção é que o eixo da sustentabilidade econômica obteve um índice menor do esperado. Portanto afirmamos que os eixos da sustentabilidade sócio territorial, a sustentabilidade econômica por ter apresentado um percentual inferir a 50% precisa de medidas corretivas e estudos por meio de grupos multidisciplinares para melhorar os índices de sustentabilidade e de adaptação deste método ás condições da comunidade de Uruçu.
Descrição: OLIVEIRA, F. F. de. Sustentabilidade na agricultura familiar: um estudo de caso na comunidade de Uruçu no cariri paraibano. 2012. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3566
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francisco Franklin de Oliveira.pdfFrancisco Franklin de Oliveira564.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.