Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3569
Título: A intervenção profissional do assistente social e o fortalecimento do direito à saúde mental: um estudo no CAPS II Novos Tempos de Campina Grande/PB
Autor(es): Rodrigues, Ana Patrícia Venceslau
Palavras-chave: Reforma Psiquiátrica
Atenção Psicossocial
Serviço Social
Data do documento: 6-Mai-2014
Resumo: Este artigo objetiva analisar a concepção dos usuários do CAPS II Novos Tempos sobre a intervenção profissional do Assistente Social para o fortalecimento do direito à Saúde Mental.Para tanto, buscou também, identificar as atividades desenvolvidas pelo setor de Serviço Social junto no CAPS II; refletir acerca do impacto dessas atividades sobre o acesso a serviços e benefícios que se articulam ao direito à saúde mental e identificar e analisar as possibilidades e limites postos à intervenção profissional do Assistente Social no tocante ao fortalecimento do direito à saúde mental. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório de abordagem qualitativa, cuja fundamentação teórico-metodológica foi orientada pelo materialismo histórico-dialético e trabalhada com a análise de conteúdo. As informações foram coletadas por meio de entrevistas, realizadas junto a 10 usuários. Os resultados revelam que, no âmbito da política de saúde mental brasileira,foram identificadas lacunas para a consolidação dos direitos dos portadores de transtornos mentais, que podem ser supridas, especialmente, por meio do envolvimento do governo, família e sociedade. Os profissionais de Serviço Social tem assumido um relevante papel como disseminadores de informações sobre direitos, participando da socialização dos direitos dos usuários e junto aos familiares e à sociedade.
Descrição: RODRIGUES, A. P. V. A intervenção profissional do assistente social e o fortalecimento do direito à saúde mental: um estudo no CAPS II Novos Tempos de Campina Grande/PB . 2013. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3569
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Patrícia Venceslau Rodrigues.pdfAna Patrícia Venceslau Rodrigues746.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.