Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/358
Título: Prevalência de enteroparasitoses entre alunos de creche pública da cidade de Campina Grande-PB
Autor(es): Ramos Júnior, Fernando José de Lima
Palavras-chave: Parasitologia
Helmintologia
Saúde coletiva
Data do documento: 5-Out-2012
Resumo: As parasitoses intestinais são causadas por helmintos e protozoários que acometem o trato intestinal dos seres vivos e, em crianças, interferem no seu desenvolvimento. Assim, objetivou-se com esse estudo identificar enteroparasitos em crianças de uma creche pública da cidade de Campina Grande-PB, bem como, verificar a presença de estruturas parasitárias de helmintos em amostras de solo da creche. O estudo foi descritivo e experimental, realizado por meio da aplicação de formulário e análises laboratoriais, numa amostra de 79 alunos. Os exames foram realizados no Laboratório de Parasitologia da Universidade Estadual da Paraíba, utilizando-se os métodos direto, de Hoffman, Pons e Janer, Rugai, Mattos e Brisola e o método de Graham. O solo foi analisado segundo o Método de Willis, adaptado para pesquisa em solo. A pesquisa de larvas de nematóides foi realizada por meio da técnica de Rugai, Mattos e Brisola, com a adaptação proposta por Carvalho et al. Os dados foram submetidos ao Epi Info versão 3.4. Das amostras analisadas, 62% apresentaram algum tipo de parasito, sendo o gênero masculino o de maior positividade (65%). As espécies mais prevalentes foram a Giardia lamblia, Blastocystis hominis, Ascaris lumbricoides, Entamoeba histolytica/Entamoeba dispar, Entamoeba coli e Trichuris trichiura. As amostras de solo apresentaram larvas que foram classificadas como larvas de nematóides. Devido à importância epidemiológica e estratégica dessa pesquisa, sugere-se um maior número de estudos dessa natureza, visando-se padronizar metodologias de coleta e análises, tendo como alvo demais áreas com risco de contaminação.
Descrição: RAMOS JÚNIOR, F. J. de L. Prevalência de enteroparasitoses entre alunos de creche pública da cidade de Campina Grande-PB. 2011. 13f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/358
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fernando José de Lima Ramos Júnior.pdfFernando José de Lima Ramos Júnior2.7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.