Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3587
Título: A vida associada: estudo sobre a qualidade de vida dos associados da colônia de pescadores e agricultores Z-32
Autor(es): Queiroz, Elder Oliveira de
Palavras-chave: Associativismo
Economia solidária
Qualidade de vida
Data do documento: 7-Mai-2014
Resumo: A sociedade capitalista é produtora de desigualdades, deixando grande parte dos indivíduos à margem do sistema, apenas com as sobras geradas pelo seu processo. Nesse cenário de desigualdades são formuladas estratégias para combater tal lacuna. Uma delas é a criação de associações e cooperativas que apostam no trabalho organizado, democrático e autodirigido como a verdadeira forma de alcance do desenvolvimento. A Colônia Z-32 é balizada nestes princípios e busca proporcionar melhores condições de vida para os trabalhadores através do trabalho coletivo. Neste contexto, esse trabalho vem apresentar o caso da Colônia Z-32, tendo como problemática: Quais os benefícios da Colônia Z-32 na qualidade de vida da família dos pescadores em seus aspectos econômicos, sociais e ambientais? O estudo objetiva analisar os benefícios trazidos pela Colônia Z-32 na qualidade de vida das famílias dos pescadores em seus aspectos econômicos, sociais e ambientais.Essa pesquisa se caracteriza como descritiva de caráter exploratório, quanto aos meios, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, e uma pesquisa de campo. Os resultados demonstraram que termos educação 98% dos entrevistados concordam que a Colônia contribui para aumentar seus conhecimentos sobre o trabalho e demais questões, antes da Colônia apenas 34% dos pescadores tinha renda maior que um salário mínimo, após a Colônia 54% dos pescadores tem renda maior ou igual a um salário, na variável ambiental 66% concordam que a Colônia contribui para a preservação do meio ambiente e 100% afirmam que a Colônia proporciona a satisfação das suas necessidades enquanto associados. Constatou-se que a Colônia causou uma grande revolução no âmbito social, econômico, ambiental e produtivo na vida de toda uma comunidade, ela veio satisfazer as principais necessidades enfrentadas na localidade, o que culminouno desenvolvimento, ora alcançado, garantindo aos associados uma vida digna além de uma perspectiva de crescimento futuro.
Descrição: QUEIROZ, E. O. de. A vida associada: estudo sobre a qualidade de vida dos associados da colônia de pescadores e agricultores Z-32. 2013. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2013. [Tipo: Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3587
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elder Oliveira de Queiroz.pdfElder Oliveira de Queiroz616.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.