Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/359
Título: Uso profilático e terapêutico de antimicrobianos em pacientes pediátricos
Autor(es): Almeida, Emanuella Samya Barbosa de
Palavras-chave: Antimicrobianos
Farmacologia pediátrica
Terapia medicamentosa
Data do documento: 5-Out-2012
Resumo: Objetivo desse estudo foi avaliar a terapia medicamentosa prescrita, observando a presença de associação de antimicrobianos e identificando as possíveis reações adversas a medicamentos para pacientes internados na ala da pediátrica de um hospital filantrópico em Campina Grande. Métodos: O estudo constitui de uma pesquisa do tipo descritiva e exploratória realizada no períodos de 2 anos em 106 pacientes hospitalizados na ala da Pediatria do Hospital da Fundação Assistencial da Paraíba (FAP), em Campina Grande – PB. Os dados foram armazenados e analisados em um programa estatístico (EPI INFO 3.5.1). Resultados: 47,2% do gênero feminino e 52,8% do gênero masculino media de idade 2,9 anos sendo o intervalo de 0 a 13 anos. As patologias que mais tiveram incidência e que levaram a internação dos pacientes foram pneumonia com 41,5% e infecção intestinal com 26,4%. A media do tempo de internação foi 5,4 dias com no mínimo 2 e Maximo de 15 dias. Os antimicrobianos mais usados foram Ampicilina com incidência de 24,2% e Cefriaxona com 14,3%. Dos pacientes internados 17% apresentaram suspeitas de reações adversas a medicamentos. Conclusão: Pode–se observar a importância de um trabalho multiprofissional dentro de um hospital em que o farmacêutico pode intervir na conduta utilizada em relação a antimicrobianos, identificando possíveis problemas relacionados a medicamentos e sugerindo a substituição por outros com o mesmo efeito.
Descrição: ALMEIDA, E. S. B. de. Uso profilático e terapêutico de antimicrobianos em pacientes pediátricos. 2011. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/359
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Emanuella Samya Barbosa de Almeida.pdfEmanuella Samya Barbosa de Almeida821.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.