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dc.contributor.authorBalbino, Mônica de Amorim-
dc.date.accessioned2014-05-07T18:26:21Z-
dc.date.available2014-05-07T18:26:21Z-
dc.date.issued2014-05-07-
dc.identifier.otherCDD 361.3-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3596-
dc.descriptionBALBINO, M. de A. O estágio supervisionado na formação profissional do Assistente Social: um estudo de caso no Desenvolver/Centro. 2013. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2013. [Tipo: Artigo]pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo científico é resultado de uma pesquisa e discute o tema estágio supervisionado na formação profissional do/a Assistente Social. Para a realização da mesma, partimos da concepção de que o/a estudante vivencia a dimensão investigativa e interventiva da profissão quando realiza essa atividade, daí a importância da supervisão de campo e acadêmica nesse processo para propiciar a reflexão e a análise crítica das condições objetivas e subjetivas que permeiam o trabalho profissional. Esse estudo teve por objetivo identificar os rebatimentos do estágio supervisionado na formação profissional do/a estudante do curso de Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A perspectiva metodológica para a apreensão do objeto de estudo está associada a uma visão de Homem e de Mundo fundamentada no Serviço Social e a matriz teórico-metodológica refere-se ao pensamento social crítico. A referida pesquisa está teoricamente fundamentada nos marcos históricos da profissão, enfatizando o processo de formação profissional do/a Assistente Social na contemporaneidade, analisando o estágio supervisionado a partir das legislações que norteiam a profissão. Para o alcance do objetivo desse estudo, utilizamos a pesquisa bibliográfica e de campo, sendo um estudo de caso com abordagem qualitativa, o mesmo teve como sujeitos as ex-alunas estagiárias da Instituição Desenvolver/Centro de Atendimento Educacional Especializado à Pessoa com Deficiência e Transtornos Globais do Desenvolvimento do período 2010/2011. O estudo mostrou a necessidade dessa atividade ser sistematizada e amplamente discutida em tempos de precarização da educação e do trabalho profissional para o fortalecimento dos sujeitos envolvidos nesse processo, visando o enfrentamento dessa realidade na direção de uma formação profissional competente, com qualidade e condicionada ao profissional.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria Noalda Ramalhopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEstágio Supervisionadopt_BR
dc.subjectFormação Profissionalpt_BR
dc.subjectServiço Socialpt_BR
dc.titleO estágio supervisionado na formação profissional do Assistente Social: um estudo de caso no Desenvolver/Centropt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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