Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3596
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Balbino, Mônica de Amorim | - |
dc.date.accessioned | 2014-05-07T18:26:21Z | - |
dc.date.available | 2014-05-07T18:26:21Z | - |
dc.date.issued | 2014-05-07 | - |
dc.identifier.other | CDD 361.3 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3596 | - |
dc.description | BALBINO, M. de A. O estágio supervisionado na formação profissional do Assistente Social: um estudo de caso no Desenvolver/Centro. 2013. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2013. [Tipo: Artigo] | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo científico é resultado de uma pesquisa e discute o tema estágio supervisionado na formação profissional do/a Assistente Social. Para a realização da mesma, partimos da concepção de que o/a estudante vivencia a dimensão investigativa e interventiva da profissão quando realiza essa atividade, daí a importância da supervisão de campo e acadêmica nesse processo para propiciar a reflexão e a análise crítica das condições objetivas e subjetivas que permeiam o trabalho profissional. Esse estudo teve por objetivo identificar os rebatimentos do estágio supervisionado na formação profissional do/a estudante do curso de Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A perspectiva metodológica para a apreensão do objeto de estudo está associada a uma visão de Homem e de Mundo fundamentada no Serviço Social e a matriz teórico-metodológica refere-se ao pensamento social crítico. A referida pesquisa está teoricamente fundamentada nos marcos históricos da profissão, enfatizando o processo de formação profissional do/a Assistente Social na contemporaneidade, analisando o estágio supervisionado a partir das legislações que norteiam a profissão. Para o alcance do objetivo desse estudo, utilizamos a pesquisa bibliográfica e de campo, sendo um estudo de caso com abordagem qualitativa, o mesmo teve como sujeitos as ex-alunas estagiárias da Instituição Desenvolver/Centro de Atendimento Educacional Especializado à Pessoa com Deficiência e Transtornos Globais do Desenvolvimento do período 2010/2011. O estudo mostrou a necessidade dessa atividade ser sistematizada e amplamente discutida em tempos de precarização da educação e do trabalho profissional para o fortalecimento dos sujeitos envolvidos nesse processo, visando o enfrentamento dessa realidade na direção de uma formação profissional competente, com qualidade e condicionada ao profissional. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria Noalda Ramalho | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Estágio Supervisionado | pt_BR |
dc.subject | Formação Profissional | pt_BR |
dc.subject | Serviço Social | pt_BR |
dc.title | O estágio supervisionado na formação profissional do Assistente Social: um estudo de caso no Desenvolver/Centro | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 24 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Mônica de Amorim Balbino.pdf | O estágio supervisionado na formação profissional do Assistente Social [manuscrito] : um estudo de caso no Desenvolver/Centro | 418 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.